Sesc Verão2020 oferece atividades físicas e esportivas gratuitas a partir de 4 de janeiro

Little boy swimming on back with swimming noodle

Durante os meses de janeiro e fevereiro, as 40 unidades do Sesc do estado de São Paulo se transformam em polos de práticas, espetáculos e conhecimentos sobre uma grande parte das modalidades esportivas que integram os programas olímpicos e paralímpicos dos Jogos de Verão que serão realizados em Tóquio, no Japão.

O Sesc oferece, em caráter permanente, oportunidades para o conhecimento e a experimentação de diversas modalidades esportivas, com o objetivo de despertar a vontade de incorporar o hábito dessas práticas no dia a dia. Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, cada unidade do Sesc receberá algumas modalidades olímpicas e paralímpicas que serão apresentadas  por meio de instalações e o público poderá participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e vivências com atletas, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura. Serão mais de 50 esportes e cerca de 1500 atividades.

O Sesc Verão é uma campanha que busca proporcionar às pessoas, considerando suas condições, gostos, origens e necessidades, a oportunidade de vivenciar aspectos variados da cultura esportiva, bem como outras experiências corporais. Trata-se de um período concentrado de estímulos para que diferentes públicos possam se aproximar, se descobrir e se comprometer com modos de vida mais ativos e saudáveis. Uma das questões centrais é despertar o interesse, a adesão e a permanência de iniciantes e de não praticantes. Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda “Megaeventos esportivos configuram um terreno fértil para alimentar em mais pessoas o desejo de incorporar as atividades físico-esportivas em seu cotidiano. Por isso, diante de contextos favoráveis, com ampla visibilidade e divulgação pela mídia, como por exemplo a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, abrem-se relevantes perspectivas de acolhimento“.

Nesse sentido, a programação do Sesc Verão convida a vivenciar uma pluralidade de atividades culturais e esportivas inspiradas nos programas desses Jogos. Em sintonia com a vocação socioeducativa que orienta a atuação do Sesc, trata-se de oferecer um cardápio de possibilidades para uma decisão autônoma e consciente, tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

No Sesc Jundiaí, a abertura acontece no dia 4, às 15h, com a apresentação de Taiko, que engloba uma variedade de instrumentos de percussão com o grupo Wadaiko Sho. No mesmo dia, às 16h, acontece o bate-papo esportivo com Vanderlei Cordeiro (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, 2004, o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre, bicampeão dos Jogos Pan-americanos) e Roberto Itimura (ultramaratonista, administrador do grupo Running Jundiaí e Itimura Pace de Vida). No dia 12, Amandinha, o maior destaque do futsal feminino (eleita cinco vezes consecutivas a melhor do mundo), conta ao público sua trajetória no esporte e apresenta uma vivência na modalidade. Entre os dias 22/1 e 12/2, às quartas, das 19h às 21h, acontece a série de encontros Treinando com Especialista – Triatlo, com o Dr. Gerson Leite, trazendo dicas para melhorar a experiência, a performance e a segurança nessa prática esportiva.   

SESC VERÃO 2020

De 4 de janeiro a 1º de março, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

Serviço Sesc Jundiaí

Sesc Verão

ABERTURA SESC VERÃO

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA COM VANDERLEI CORDEIRO E ROBERTO ITIMURA

Os atletas participarão de um bate-papo e uma apresentação esportiva para o público presente, onde contará um pouco sobre sua corrida durante seu tempo de atleta. Vanderlei Cordeiro de Lima (bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional) e Roberto Itimura é ultramaratonista, administrador do grupo Running Jundiaí e Itimura Pace de Vida.

Dia 4, sábado, 16h às 18h

Ginásio | 200 lugares | Livre | Grátis

APRESENTAÇÃO DE TAIKO

A proposta é apresentar ao público algumas modalidades olímpicas bem como as tradições do país sede dos Jogos Olímpicos 2020. Na abertura, o Sesc Jundiaí traz uma apresentação de Taiko, que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. Com grupo Wadaiko Sho.

Dia 4, sábado, 15h às 16h

Ginásio | 200 lugares | Livre | Grátis

AULAS ABERTAS

NADANDO PARA O TRIATLO

Atividade aberta que se utiliza de exercícios intensos e desafiadores, realizados com acessórios específicos, estimulando o desenvolvimento da força, resistência, capacidade cardiorrespiratória e autonomia na água.

Com educadores do Sesc.

De 4/1 a 29/2, sábados, 10h30 às 12h

Piscina Coberta | 25 vagas | 12 anos | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes. Necessário Credencial Plena e Exame Dermatológicos válidos.

HIP HOP

São danças vernaculares afro-estadunidenses de contexto urbano pós funk. Especificamente o Hip Hop teve origem em Nova York por volta de 1980, em ambientes de festas conhecidas como Block Parties. A ideia da oficina é trabalhar os fundamentos da dança e principalmente autonomia para descobertas e para o desenvolvimento dos alunos. Com Giba Borges.

De 4/1 a 15/2, sábados, 15h às 17h

Espaço Radical | 50 vagas | Livre | Grátis

Retirada de senhas no local,

30 min antes.

HIDRORECREATIVA

Aulas descontraídas que combinam atividades recreativas e exercícios de coordenação, ritmo e flexibilidade. Com educadores do Sesc.

De 4/1 a 29/2, sábados, 16h às 17h

Piscina Coberta | 60 vagas | Livre | Grátis

Necessário Credencial Plena e Exame Dermatológicos válidos.

NATAÇÃO PARA BEBÊS

Aulas abertas que visam adaptar os bebês ao meio líquido por meio de brincadeiras, músicas e integração com outras crianças e seus acompanhantes. Com educadores do Sesc.

De 5/1 a 23/2, domingos, 10h30 às 11h30

Piscina | 10 duplas (criança + adulto responsável participante) | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes. Necessário Credencial Plena e Exame Dermatológicos válidos.

Atividade exclusiva para crianças de 1 ano e 6 meses até 3 anos.

YOGA PARA OS ESPORTES

Equilíbrio, controle emocional, aumento no poder de concentração, prevenção e tratamento de lesões são alguns dos benefícios trabalhados na Yoga para os esportes. Com Luigi Turisco.

De 12 a 26, domingos, 11h às 12h30

Terraço | 50 vagas | 12 anos| Grátis

Retirada de senhas no local: a partir das 10h30 para Credencial Plena; e a partir das 10h45 para demais interessados.

PRÁTICAS CORPORAIS

Atividades que buscam promover o fortalecimento muscular, a melhora da amplitude de movimento e o realinhamento postural, por meio de experimentações de diferentes práticas corporais valorizando o autocuidado, o autoconhecimento, a consciência e expressão corporal.

– Dias 7 e 9: Alongar, meditar e agradecer

– Dias 14 e 16: Movimentação natural

– Dias 21 e 23: Alongar, sentir e perceber-se

– Dias 28 e 30: Movimentação consciente

Com Leonardo Lunardi e Vanessa Vieira, educadores do Sesc.

De 7 a 30, terças e quintas, 18h30 às 19h30

Sala de Múltiplo Uso 2 | 20 vagas | 12 anos | Grátis

Retirada de senhas na sala de Ginástica Multifuncional, 30 min antes. Atividade não sequencial.

TÊNIS

Aulas abertas de tênis de quadra, com o objetivo de apresentar os fundamentos da modalidade, incentivando a autonomia e compreensão do jogo e suas regras. Com educadores do Sesc.

De 11/1 a 15/2, sábados, 10h15 às 11h45

Quadra Poliesportiva | 12 vagas | 12 anos | Grátis

Retirada de senhas no local, 15 min antes.

TREINANDO COM ESPECIALISTA – TRIATLO

Série de encontros, teóricos e práticos, com dicas para melhorar a experiência, performance e segurança

no Triatlo. Com Dr. Gerson Leite.

De 22/1 a 12/2, quartas, 19h às 21h (Exceto dia 5/2)

Foyer do Teatro | 40 vagas | 12 anos  | Grátis

Inscrições no local, 30 min antes.

MOVIMENTO NATURAL – COMO USÁ-LOS A FAVOR DA VIDA

O objetivo do treino é a preservação da integridade estrutural, e como meio utiliza-se o estímulo da percepção, o movimento natural e a educação, onde treino a treino o aluno compreende a importância de movimentar-se com qualidade, de forma variada e frequente para manter-se eficiente ao longo de toda a vida.

Com Camila Luchetti.

De 14 a 17, terça a sexta, 8h, 10h, 12h, 16h30, 18h30 e 19h30

Ginástica Multifuncional | 30 vagas | 12 anos  | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes.

CIRCUITO ESPORTIVO

ESGRIMA

É um esporte de combate, em que são utilizadas armas brancas para atacar e defender-se. A esgrima faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna, em 1896. A proposta é aproximar o público da modalidade, de forma a proporcionar o conhecimento e vivência das técnicas básicas e avançadas. Com equipe Life Quality.

De 5 a 11, terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 14h às 18h

Ginásio | Livre | Grátis

FUTEBOL

Recreações Esportivas na temática Futebol.

Futmesa, Futebol de Botão, Chute ao Alvo e Gol Caixote serão as atividades desta vez! Com equipe Qualy Vid.

De 12 a 18, terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 14h às 18h

Ginásio | Livre| Grátis

ATLETISMO

Recreações esportivas na modalidade de Atletismo, com experimentação das corridas, saltos, lançamentos e arremessos – componentes básicos do esporte e suas variações.

Com equipe Qualy Vid.

De 19 a 25, terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 14h às 18h

Ginásio | Livre | Grátis

BASQUETE

Recreações Esportivas na modalidade de Basquete com mini-jogos, desafios e muito mais! Com ANB3.

De 28 a 31, terça a sexta, 9h às 17h

Ginásio | Livre | Grátis

OFICINAS

ZEN E CHÁ

É uma proposta de oficinas lúdicas que convida crianças e idosos para experimentar práticas artísticas que dialogam com a filosofia Zen.

– Dia 9: Cerimônia do chá

– Dia 16: Círculo zen e pintura nanquim

– Dia 23: Pintura com pigmentos coloridos inspirados no sumiê

– Dia 30: Ikebana

Com Erika Kobayashi e Rebeca Alcântara.

ZEN E CHÁ PARA CRIANÇAS:

De 9 a 30, quintas, 11h às 12h

Terraço | 15 duplas (criança + adulto) | livre | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes.

ZEN E CHÁ PARA IDOSOS:

De 9 a 30/1, quintas, 15h às 16h

Terraço | 20 vagas | 16 anos | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes para idosos, e 45 min antes para demais interessados. Atividade preferencialmente para idosos.

CLUBE DO PEDAL – MANUTENÇÃO BÁSICA DE BIKE

Abordagem dos elementos básicos da mecânica de bicicleta: trocar e remendar pneu furado, regulagem de freios e câmbios, consertos na corrente, limpeza da bicicleta, quais as ferramentas levar num passeio e como usá-las. Com Fabio Arigone.

De 14 a 28, terças, 19h às 21h30

Espaço de Tecnologias e Artes | 15 vagas |16 anos| Grátis. Inscrições no local, 1h antes.

INTERVENÇÃO

PINTURA DE MURAL AO VIVO – SESC VERÃO

Produção de um mural em estêncil e spray ao vivo, para o projeto Sesc Verão, que em ano de Jogos de Olímpicos apresenta curiosidades das modalidades do Triatlo (Olímpico e Paralímpico). Com o artista visual Paulo O´Meira.

De 4 a 9, sábado a quinta, 10h às 18h

Ciclosesc | Livre | Grátis

RITMOS DO VERÃO

Aulas abertas de dança em diversos ritmos, com enfoque no condicionamento físico e coordenação motora.

De 5/1 a 29/3, domingo, 16h às 17h30

Terraço | 50 vagas | 12 anos | Grátis

Retirada de senhas no local, 30 min antes.

CURSOS

SQUASH

Você já ouviu falar em Squash? É o nome dado a um esporte baseado nos princípios do tênis: trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete. O mini curso de Squash abordará temas sobre os fundamentos, regras e o jogo da modalidade, partindo do iniciante ao intermediário.

Com Jonatan Luna, educador do Sesc.

De 8 a 31, quartas e sextas, 19h às 20h30

Sala de Múltiplo Uso 4 | 10 vagas | 12 anos | Grátis

Retirada de senhas no Ciclosesc, 30 min antes.

CORRIDA DE MONTANHA

A corrida de montanha, também conhecida como “trail running”, é uma modalidade de esportes de aventura com aumento crescente do número de adeptos no Brasil e no mundo. Através das aulas, os alunos terão oportunidade de iniciar a prática da modalidade. Atividade indicada para pessoas que já praticam a corrida.

De 11/1 a 15/2, sábados, 8h às 10h

Ação Externa | 45 vagas | 12 anos | Grátis

Inscrições na Central de Atendimento. Atividade Sequencial (6 encontros).

BATE-PAPO E VIVÊNCIA

FUTSAL COM AMANDINHA

Amandinha é o maior destaque do futsal feminino. A atleta, eleita cinco vezes consecutivas a melhor do mundo, contará sua trajetória no esporte além de uma vivência na modalidade.

Dia 12, domingo, 14h às 18h

Ginásio | 200 lugares |Livre| Grátis

VIVÊNCIAS

RODINHAS

As bicicletas sem pedais, conhecidas como Balance bikes, são ideais para primeira infância. Desenvolvem habilidades motoras, percepção espacial e coordenação bilateral, além do equilíbrio estático e dinâmico.

De 26/1 a 1/2, terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 14h às 18h

Espaço Radical |Livre| Grátis

Atividade indicada para crianças até 6 anos.

TERMOGRAFIA NO ESPORTE

A termografia é uma técnica de sensoriamento remoto que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica do corpo. É bastante importante no esporte como forma de prevenção de lesões esportivas.

Dia 31, sexta, 18h30 às 20h30

Ginástica Multifuncional | 30 vagas |12 anos| Grátis

FESTIVAL DE VERÃO – FUTSAL

Festival na modalidade de Futsal, nas categorias Masculino e Feminino.

Dia 18, sábado, 10h às 18h

Ginásio | Vagas Limitadas |16 anos| Grátis

Inscrições pelo e-mail: torneios@jundiai.sescsp.org.br, até 15/janeiro.

BASQUETE X3

Festival de Basquete na modalidade de 3×3, nas categorias masculino e feminino.

Dia 26, domingo, 10h às 18h

Ginásio | Vagas Limitadas |16 anos| Grátis

Inscrições pelo e-mail: torneios@jundiai.sescsp.org.br, até 22/janeiro.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *