Cuidados com a saúde bucal devem permanecer durante a gestação

Os cuidados com a saúde bucal no período da gestação são tão importantes quanto aqueles previstos com o bebê e com a própria mamãe. Por isso, segundo os dentistas, se a mulher está pensando engravidar, o ideal é fazer uma visita ao consultório para verificar a necessidade de se fazer algum tratamento antecipadamente.

“Isso não quer dizer que ao engravidar a mulher não possa ir ao dentista, muito pelo contrário, ela deve ir ao consultório com o acompanhamento paralelo do médico responsável pelo pré-natal, principalmente se houver bactéria instalada que precise de tratamento”, orienta Renata de Setti Alves, especialista em prótese dentária da Oral Unic.

A especialista diz que o período ideal para fazer qualquer tratamento bucal quando a mulher já está grávida é entre o quarto e sexto mês de gestação, pois trata-se de um momento que, na maioria dos casos, os enjoos foram embora e o bebê já passou pelos famosos três meses de desenvolvimento. O último trimestre é aquele momento que a mãe já está mais cansada e ansiosa pela chegada do filho.

Porém, se houver necessidade de fazer qualquer tratamento por conta de bactérias, é permitido independente do período, desde que a grávida tenha acompanhamento do médico responsável, já que a má higiene bucal pode, inclusive, fazer com que a criança tenha problemas de saúde na boca mais cedo. “Se for preciso tomar anestesia os dentistas usam um anestésico sem vasoconstritor que é permitido em gestantes”, afirma Renata. Assim como também é possível, em casos extremos, fazer exames como raio-x, desde que a paciente use o avental protetor.

A especialista afirma ainda que, independente do período, todo cuidado é importante com a saúde bucal, uma vez que as gestantes tendem a se alimentar mais nesse período, ingerindo alimentos ricos em carboidratos e que exige uma atenção maior na escovação dos dentes. “Por isso é muito importante que as mamães mantenham uma alimentação mais equilibrada, tenham cuidados de higiene e façam as escovações corretamente”, afirma Renata.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *