HSV implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) completa dois meses de atividades dentro do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. O objetivo é promover melhorias no atendimento hospitalar de urgência e emergência. Apesar de pouco tempo, já é possível comemorar os primeiros resultados.

Recentemente, foi implantada a ferramenta Huddle, que consiste em duas reuniões diárias, envolvendo profissionais dos setores de assistência, a fim de otimizar processos de trabalho com reflexos nas altas hospitalares e, consequentemente, maior giro de leitos.

A ferramenta Huddle foi proposta pelo Instituto Americano de Saúde com base no futebol americano, no qual os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma partida para combinar a estratégia que será adotada. No HSV, essa breve reunião, ocorre às 10h e às 16h, dura cerca de 15 minutos. A proposta é que sejam discutidos problemas pontuais e não crônicos. Assim a equipe aborda o que está acontecendo e o que pode fazer para melhorar o dia a dia no Pronto Socorro. Com isso, os desafios são superados com maior eficiência e num curto espaço de tempo. “O Huddle ajuda muito no alinhamento e objetividade das ações diárias”, enfatiza o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

As atividades, além da agilidade, visam a segurança do paciente. “Com menor tempo de internação, há um risco menor de infecção hospitalar. Outra vantagem é a maior rotatividade dos leitos, ou seja, é possível atender um número maior de pacientes que precisam do setor de emergência. Tudo isso, mantendo a qualidade e o atendimento humanizado”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.  

O Huddle passou a ser desenvolvido no HSV no dia 03 de setembro. Dados numéricos e que permitam comparação só serão possíveis no próximo mês, porém, para a operação do hospital os resultados já são visíveis. “Achei bem dinâmico, aprendemos a identificar os problemas e já pensar nas soluções durante a reunião. Cada profissional já sai da reunião com suas responsabilidades bem definidas”, elogia Janaína Ap. De Carvalho, enfermeira.

Projeto Lean

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Atualmente conta a participação de 59 hospitais brasileiros. No estado de São Paulo, apenas o HSV e o Hospital Mun. Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, fazem parte da ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *