Pacientes do HSV recebem “correio elegante” de pacientes do HU

Esta quarta-feira está sendo muito especial para os pacientes que passam por tratamento de radioterapia no Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Uma festa junina com direito a comidas típicas e decoração foi preparada pelos colaboradores do departamento para receber os pacientes. O ponto alto da festa foi a entrega de “correio elegante”, cujas cartinhas foram escritas e desenhadas pelos pacientes da pediatria do Hospital Universitário (HU). Cem unidades foram produzidas.

A emoção tomou conta de todos. A jovem Eduarda Santos, 15 anos, que acompanha a avó Maria Conceição Diniz, 59 anos, em tratamento há dois meses devido a um câncer de pulmão, avalia que os pacientes ficam mais motivados a seguir em frente com as mensagens de apoio. “A minha avó é muito positiva, por isso ela consegue ter mais facilidade em aceitar o problema. Porém, nem todos são assim e receber das crianças este carinho é uma forma de estimular o otimismo nos pacientes”, declara.

Para a avó, é difícil não se emocionar com declarações de crianças e idosos. “Gosto muito de conversar com este público e acho essa iniciativa muito bonita, eu adorei receber um cartão, vou guardá-lo com amor”, afirma.

A paciente Ingrid Gonçalves Euzébio, 15 anos, internada no HU fez algumas das cartinhas. “Achei muito legal, me senti bem em ajudar as pessoas que irão receber meu cartão lá no São Vicente. Eu também iria gostar muito de receber uma cartinha”, relata a jovem.

Outra paciente do HU que colaborou foi a Nicole da Silva Moraes, 13 anos. “Eu escrevi o seguinte: força, vai dar tudo certo, Deus está com você”, conta ela cheia de orgulho.

A coordenadora de voluntariado do HU, Tatiane Keller, ressalta que a iniciativa estimula valores relevantes para a sociedade. “É importante despertar a solidariedade nas crianças, elas ficaram contentes em colaborar com a ação e levar um pouco de amor aos pacientes que também estão internados, assim como elas”, explica.

O físico médico do HSV, Dr. Cesar Vicente, avalia de forma positiva a atividade. “A humanização é extremamente importantes em nosso setor. Os pacientes em tratamento oncológico estão no hospital quase diariamente e precisam ser bem acolhidos. Por isso, fazermos questão de sempre ter um diferencial, seja numa data específica ou não. Isso faz com que o tratamento seja mais fácil, porque a doença não afeta somente o paciente, mas sim toda a família. O gesto das crianças representa um grande apoio para elas”, enfatiza o médico.

A recepcionista do departamento de radioterapia, Luciana da Silva, que junto com a equipe idealizou o evento, fala entusiasmada da reação dos pacientes. “Nos engajamos muito para oferecer o melhor para eles – os pacientes – e para esta festa junina, contamos com a ajuda de várias empresas da cidade e também com donativos dos próprios pacientes. É uma grande confraternização entre pacientes e colaboradores do hospital. Nos sentimos gratificados, em cada agradecimento há o retorno de que estamos fazendo o nosso melhor, de que realmente vale a pena”, afirma.

Esta é a primeira vez que os hospitais realizam uma ação de voluntariado e humanização em conjunto. No que depender da aceitação, muitas outras virão. Os pacientes do HSV já estão se preparando para retribuir as cartinhas aos pacientes da pediatria do HU.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *