O que o Dia das Mães significou pra você?

Imagem: Freepik

Datas comemorativas costumam movimentar o mercado. Mas pra fazer dar certo, é preciso estratégia! Vamos parar pra pensar?

O Dia das Mães é uma das datas mais significativas do calendário promocional. Em 2019, movimentou R$2,2 bilhões no e-commerce, segundo pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen, que analisa as informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

O Dia das Mães foi significativo pro seu negócio? Caso não tenha sido como esperado, te convido a uma reflexão bem honesta: você estava preparado? Tinha clareza dos seus objetivos e estratégias claras pra chegar lá?

Reuni aqui algumas dicas pra você poder planejar seu calendário promocional. Olha só!

1 –  Entenda seu público e monte seu calendário de datas comemorativas! É preciso ter clareza de quem é seu público alvo pra determinar quais datas comemorativas fazem sentido pra você trabalhar e quando as ações devem começar. Quer um exemplo? Páscoa! Se você produz ovos de Páscoa e este ano quer oferecer para escolas e empresas presentearem seus funcionários, provavelmente sua campanha promocional precisará acontecer antes do que a campanha para o consumidor final. Fique atento pra não perder oportunidades!

2 – Prepare seu cliente para o que vem! Sim, avise o cliente que você está preparando algo muito legal para ele. Atraia sua atenção e gere aquela ansiedade gostosa em saber o que está por vir!

3- Identifique-se com a data! Mude seu avatar nas redes sociais, atualize a home do seu site, capriche no template do email marketing. Se tiver um ponto físico de vendas, trabalhe a vitrine da loja, a sacola de presente. Não é preciso investir muito! As vezes um perfuminho borrifado na sacola ou um bombonzinho que acompanha o presente já são capazes de causar uma outra experiência de compra!

4- Forneça um bom atendimento! Esta regra é de ouro e vale sempre né? Mas pensando em datas comemorativas, onde estamos trabalhando para aumentar o volume de vendas, é importante você estar preparado para atender este cliente na pré-venda (responder as dúvidas, imbox, pedidos de orçamento, etc) e na venda em si (clientes querem entregas rápidas e seguras nestas datas).

5 – Crie relação! Se você tem uma lista de clientes, use a data comemorativa para fomentar seu relacionamento! E nem é preciso necessariamente ofertar algum produto nesta data. Um email com uma mensagem legal pode ser uma forma carinhosa para manter a lista aquecida!

Vamos planejar o segundo semestre?

 

Autor Clarissa Belotto

mãe da Manu e da Nina, publicitária, idealizadora do projeto Maternar360 - Conteúdo | Vivências | Clube de Descontos.

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