Você sabe o que é Baby Blues ou Melancolia pós-parto?

Também chamado de tristeza sem sentido, o Baby Blues costuma ocorrer em dias ou semanas após o parto e é muito comum, mas poucas pessoas demonstram sensibilidade para entender o que está acontecendo e apoiar a nova mamãe. Até porque, às vezes dar apoio significa ficar em silêncio.

O bebê nasce, mãe e filho voltam pra casa, os familiares ficam eufóricos, a rotina muda completamente, o cansaço atinge níveis inexplicáveis, a sensação de insegurança perante o futuro é traumática, os hormônios parecem estar em queda livre, e os palpites vem aos montes.

Enfim, motivos não faltam para a mulher no pós-parto querer se trancar no quarto ou no banheiro e chorar, chorar e chorar.

As sensações descritas acima condizem com cerca de 60% a 80% das mulheres que têm bebê.

Para quem está de fora pode parecer bobagem ou exagero já que a chegada de um filho é razão para a nova mãe exalar felicidade.

E quanto mais os familiares e amigos minimizam o problema, mais a mulher sofre, pois precisa ser ouvida e não apenas aconselhada. Ela precisa ser apoiada e não contrariada.

É isso que faz toda a diferença para superar esse momento natural e passageiro mas que pode chatear, e muito, a nova mãe e aqueles que com ela convivem estreitamente.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *