Sesc Jundiaí celebra Mês do Meio Ambiente com programação especial

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

O Sesc Jundiaí apresenta o show do grupo “InovaSamba”, no dia 2/6; exibições do filme “O Sal da Terra”, que conta a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado, com direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, no 5/6, e dos documentários “O Homem que Parou o Deserto”, com direção de Mark Dodd, no dia 13/6 e “Humanos – Uma Viagem pela Vida”, de Yann Arthus-Bertrand, no dia 3/7; além do espetáculo “Oi, lá Inezita”, uma homenagem a Inezita Barroso, no 16/6.

O público poderá participar ainda da palestra “Lutas por Qualidade Ambiental nas Periferias”, com Com Edinilson Ferreira, do Movimento de Defesa dos Direitos de Moradores em Favela de Santo André (SP), no dia 18/6; da aula aberta “Casa/Cidade/Campo: um Organismo Vivo”, com o arquiteto e permacultor Tomaz Amaral Lotufo, no 27/6; do curso de “Visões do Ambiente: Curso de Fotografia com Celular”, com Raquel de Arruda Santos, nos dias 20 e 21/6; além da oficina “Nendo Dango: Bolas de Sementes”, com o Grupo Curare de Permacultura, que ensinará a técnica desenvolvida pelo agricultor japonês Masanobu Fukuoka e utilizada para dispersão de sementes sem a necessidade de manejo anterior do solo, nos dias 22 e 23/6.

A programação infantil fica por conta dos “Jogos Cooperativos “Xôgun” e “Brinquedos por Telecopismo”, que têm por objetivo chamar a atenção das crianças para a importância do cuidado com os resíduos descartados no meio ambiente. Ministradas por Renato Reis Trippe e Elbenis Santos de Oliveira, essas vivências acontecerão nos dias 15 e 16/6.

As atividades são parte de uma ação organizada e produzida pelo Sesc São Paulo em celebração ao mês do Meio Ambiente (05 de junho), que envolve todas as 40 unidades – que juntas, apresentam mais de 150 atividades sobre o tema, com o propósito de aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo ao mesmo tempo em que conscientiza sobre o tema e promove qualidade de vida.

A programação completa por unidade está disponível em http://bit.ly/2UP56j9; detalhes sobre a conferência em http://bit.ly/2PCvCLw.

 

______________________________________

 

SERVIÇO

>> SESC Jundiaí <<

 

Show “InovaSamba”

Com mais de 120 milhões de visualizações nas redes sociais, o InovaSamba é um grupo formado por cinco jovens que surpreendem e emocionam as pessoas pelas ruas de São Paulo ao ritmo do samba.

Livre.

Grátis.

2/6. Domingo, 17h30 às 19h.

Não é necessário retirar ingressos.

 

Exibição “O Sal da Terra”

Um pouco da trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado e seu projeto “Gênesis”, que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

(Dir.: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, BRA/FRA, 2015, 110’)

12 anos.

Grátis.

5/6. Quarta-feira, 20h às 22h.

Ingressos 1h antes.

 

Bate-papo “Café com Prosa”

A ação propõe uma roda de conversa aos domingos de manhã, com um café acompanhado de quitutes feitos com produtos agroecológicos da região, permitindo a descoberta de aromas e sabores locais.

Com Natália Mensatto Benite e Aline de Lima Pereira, da Amaria – Comida Vegana e Vegetariana.

Livre.

Grátis.

9 e 23/6. Domingos, 10h30 às 13h30.

Não é necessário inscrever-se.

 

Exibição “O Homem que Parou o Deserto”

O documentário conta a história de Yacouba Sawadogo, um agricultor de Burkina Faso que conseguiu um feito inédito: interromper o processo de desertificação, responsável por dizimar populações. (Dir.: Mark Dodd, Reino Unido, 2010, 64’).

12 anos.

Grátis.

13/6. Quinta-feira, 19h às 20h.

Ingressos 1h antes.

 

Vivência “Jogos Cooperativos “Xôgun” e “Brinquedos por Telecopismo”

Os jogos chamam a atenção das crianças para a importância do cuidado com os resíduos descartados no meio ambiente.

Com Renato Reis Trippe e Elbenis Santos de Oliveira.

Livre. Menores de 12 anos somente acompanhados de responsável.

Grátis.

15 e 16/6. Sábado e domingo, 10h30 às 13h.

Senhas 30 min antes.

 

 

 

Espetáculo “Oi, lá Inezita”

Espetáculo inspirado na vida de Inezita Barroso (1925-2015), artista conhecida nacionalmente por sua voz, por sua viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações.

Com Cia Cênica.

Livre.

Grátis.

16/6. Domingo, 17h30 às 18h30.

Não é necessário retirar ingressos.

 

Palestra “Inspir(Ações) para um Novo Tempo: Lutas por Qualidade Ambiental nas Periferias”

Conheceremos as experiências do Movimento de Defesa dos Direitos de Moradores em Favela na busca por um meio ambiente de qualidade para os moradores das comunidades do entorno do Sesc Santo André.

Com Edinilson Ferreira, do Movimento de Defesa dos Direitos de Moradores em Favela, de Santo André (SP).

Livre.

Grátis.

18/6. Terça, 19h às 21h30.

Não é necessário inscrever-se.

 

Curso “Visões do Ambiente: Curso de Fotografia com Celular”

Neste curso de iniciação à fotografia, buscaremos captar as visões dos moradores do Jardim Fepasa, bairro vizinho ao Sesc Jundiaí, sobre o ambiente onde vivem e seu dia a dia. Necessário celular com câmera.

Com Raquel de Arruda Santos, bióloga, professora e fotógrafa.

12 anos.

Grátis.

20 e 21/6. Quinta e sexta, 10h30 às 12h30 e 15h às 18h.

Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina “Nendo Dango: Bolas de Sementes”

Como fazer bolas (ou bombas) de sementes, técnica desenvolvida pelo agricultor japonês Masanobu Fukuoka e utilizada para dispersão de sementes sem a necessidade de manejo anterior do solo.

Com Sérgio Akira Adachi e César Claro Trevelin, biólogos e permacultores do Grupo Curare Permacultura.

Livre.

Grátis.

22 e 23/6. Sábado e domingo, 15h30 às 17h30.

Senhas 30 min. antes.

 

Aula aberta “Inspir(Ações) para um Novo Tempo: Casa/Cidade/Campo: um Organismo Vivo”

A partir da compreensão da casa como um organismo em pleno funcionamento (que interage com as pessoas, recebe água da chuva, processa resíduos, etc), vamos refletir sobre como a permacultura pode apresentar caminhos para uma arquitetura integrada.

Com Tomaz Amaral Lotufo, arquiteto e permacultor do sítio Beira Serra.

Livre.

Grátis.

27/6. Quinta, 19h às 21h30.

Não é necessário inscrever-se.

 

Exibição “Humano – Uma Viagem pela Vida”

Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta. (Dir.: Yann Arthus-Bertrand, FRA, 2016, 149’)

12 anos

Grátis

3/7. Quarta, 19h às 22h

Ingressos 1h antes.

 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *