O marketing nas redes sociais

Foi-se o tempo em que era preciso investir milhões pra uma marca conseguir se comunicar com seu público alvo. A era digital revolucionou o marketing, trazendo consigo novos desafios (e muitas oportunidades!) para uma marca ser construída com pouco recurso financeiro, mas uma dose incrível de criatividade, consistência e DNA!

As redes sociais democratizaram o marketing. O Instagram hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, que passam mais de 1h por dia rolando a tela do aplicativo! O Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de quantidade de usuários no Instagram. Então te pergunto, você já entendeu como o jogo funciona?

Recentemente li um post no @digitalize_se que trazia a seguinte afirmação: não importa a tecnologia, precisamos entender as pessoas! Essa é a primeira regra do jogo do marketing (com ou sem Instagram): você precisa entender quem é que está do outro lado pra conseguir se conectar com esta pessoa. O que ela faz? Quais são seus interesses? E suas dores? Como é que você pode ajuda-la? Esse entendimento te dá um panorama pra ser, antes de tudo, útil a esta pessoa. Ninguém enfia nada guela abaixo em redes sociais. Primeiro você entrega (conteúdo, inspiração, conhecimento) pra depois passar a ser relevante pra seu público alvo.

Se o Instagram democratizou o marketing, ele também tornou o cenário muito mais competitivo. Empreendedores e marcas consolidadas no off-line competem pela atenção do consumidor. Então tenha carinho na sua produção! Conteúdo é um mix de imagem de qualidade + texto bem feito e, principalmente, coerência. E aqui, reafirmamos um princípio básico do marketing: posicionamento! Só uma marca com clareza e propósito consegue construir um feed interessante e relevante pra seu público!

E sim, mais do que dinheiro, você precisa investir seu tempo pra planejar, produzir e interagir no Instagram. As pessoas gostam de conexão! E não é porque estamos num aplicativo que a interação deve ficar em segundo plano, pelo contrário! Responder a comentários, pedir a opinião dos seus seguidores, interagir é unanimidade para se construir relacionamento no Instagram. E é de relacionamento que se fazem vendas, indicações, fidelidade de marca.

Fórmula mágica? Não existe! Mas é importante entender o que está por trás de um feed de sucesso pra você poder começar a repensar o seu!

 

 

 

Autor Clarissa Belotto

mãe da Manu e da Nina, publicitária, idealizadora do projeto Maternar360 - Conteúdo | Vivências | Clube de Descontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *