Campanha promove cadastro de doadores de medula óssea em Jundiaí

Arte: Luís Moretti

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) reforçam que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Para ampliar o cadastro de doadores, o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promovem a 5ª Campanha de Doação de Medula Óssea no dia 30 de março, das 9 às 13 horas, na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. No dia, serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão mil cadastros. Na última campanha em Jundiaí, realizada em setembro de 2018, foram efetivados 768 cadastros. “Em Jundiaí, não temos um hemocentro que faça o cadastramento. Por isso, precisamos das campanhas para engajar, sensibilizar e captar doadores”, afirma a organizadora da campanha, Sueli Silva.

Quem pode ser doador?

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

Algumas atrações artísticas e culturais estão programadas para entreter o público no dia da campanha: música, dança, distribuição de pipocas e fotos, entre outras.

 

Serviço

5ª Campanha de Doação de Medula Óssea

Dia 30/03/2019, das 9 às 13 horas

E.E. Bispo dom Gabriel Paulino Bueno Couto (antigo Instituto)

Rua do Retiro, 680 – acesso pelo portal lateral, na rua Culto à Ciência

Informações sobre a campanha no Facebook: www.facebook.com/medula.ossea.37

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *