O que o comportamento do seu filho está revelando?

Muitas vezes nossos filhos manifestam comportamentos que espelham algo que é nosso. As crianças estão altamente conectadas com nossas necessidades e aquilo que nos habita (nossos medos, preocupações, dores) e de alguma forma, nos revela isso. Muitas vezes são conteúdos nossos, e não deles. Eles se “emprestam” para nós, como se quisessem nos lembrar da importância de olhar para algo que ainda não está resolvido. ⠀

Claro que nem sempre temos consciência disso, a grande maioria das vezes não.⠀ Mas é importante olhar para aquele choro do filho, aquele medo, aquela dificuldade de dormir, aquele adoecimento. Fique atenta, presente e consciente.⠀

O que seu filho pode estar manifestando por amor a você? O que ele pode estar assumindo em seu lugar ou querendo te mostrar?

Desenvolver esse olhar nos exigirá presença. Um olhar atento e conectado com nossos filhos, mas principalmente, um mergulho interno. Para distinguir o que é nosso e o que é deles.

Vai exigir coragem, porque teremos que assumir aquilo que queremos esconder até de nós mesmas.

Vai exigir maturidade, para lidarmos com o que é nosso e assumir a nossa responsabilidade, que é diferente da culpa. A culpa paralisa, já a autorresponsabilidade gera ação. Ela nos convida a fazer algo a partir daquilo que vemos e sentimos.

Observe seu filho, observe suas dificuldades. Compreenda o pedido por trás do seu comportamento. Muitas disfunções familiares se manifestam na criança, mas isso não significa que a solução esteja nela. Ela capta com maestria o que está oculto, que podem ser questões dos pais e mesmo do casal.

Te convido a olhar para seu filho, como um espelho generoso.

Vamos nessa?

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *