Socorro! Meu filho chupa dedo!!!

Calma, mamãe! Vamos conversar sobre isso e você vai entender o que está acontecendo com seu filho e vai poder ajudá-lo.

Primeiro é preciso entender que a sucção é um reflexo aprendido pelo bebê desde quando ele está no útero e é super importante pra que ele consiga mamar logo no nascimento. É fundamental para sua sobrevivência e também para o desenvolvimento psicológico.

Como reflexo, a sucção dura em média até os 6 meses, quando inicia-se a erupção dos primeiros dentinhos de leite. Mas pode ser que a criança desenvolva o hábito voluntário de chupar o dedo para satisfazer uma necessidade emocional.

As crianças que são amamentadas no peito exclusivamente até os 6 meses tem menos chance de desenvolver esse hábito, já que para mamar, é exigido esforço na sucção. O bebê suga mais no peito do que quando mama na mamadeira, e sua “dose de sucção”, para satisfazer sua necessidade emocional, é melhor suprida.

Todos os hábitos de sucção não nutritiva podem gerar alteração no crescimento e desenvolvimento facial, além de alteração na fala. Chupar chupeta também é um hábito de sucção não nutritiva e muitos profissionais o consideram “melhor” que chupar o dedo, já que parece ser mais fácil “jogar fora” a chupeta que se separar do dedo que está chupando!

Até quando eu não devo me preocupar com o fato do meu bebê chupar o dedo?

É preciso que os pais estejam tranquilos e saibam que o fato da criança sugar o dedo não significa que ela o fará para sempre. Na grande maioria das vezes, após o término da fase oral (2,5 – 3 anos de idade) o hábito tende a cessar.

A partir de um ano de idade, o ideal é procurar um profissional especializado para orientar e não gerar estresse no processo. Pode ser um pediatra, um odontopediatra, fonoaudiólogo ou psicólogo. A abordagem e o tratamento só devem ser indicados após uma análise cuidadosa do profissional, que irá orientar o melhor momento e a forma de tratar.

Ter paciência e procurar os profissionais capacitados são pontos importantes para o sucesso de cada caso.

Como posso ajudar meu filho a parar de chupar o dedo?

Muitas estratégias podem ser usadas pelos pais. Conversar com a criança, explicando porque é importante parar com o hábito é de extrema importância no processo. Mostrar fotos de crianças com alterações nos arcadas ajuda a conscientizar sobre a necessidade de parar com o hábito.

Estimular brincadeiras que utilizem as mãos, como jogos de encaixe, pode ser uma ótima opção para manter o dedo longe da boca. Substituir o hábito por um presente também é bastante utilizado com sucesso.

Marcar os dedos para ajudar a criança a lembrar que não é para colocar o dedo na boca ajuda bastante. Pode ser pintar as unhas, colar pequenos adesivos na unha, enrolar com esparadrapo a ponta do dedo e tudo o que sua criatividade mandar.

Mas cuidado! Não é recomendado adotar medidas que causem mais sofrimento ainda na criança, como deixar de castigo, colocar pimenta nos dedos ou chamar a atenção de forma agressiva.

Lembre-se que existe uma necessidade emocional envolvida e a criança precisa se sentir segura para fazer sua parte nesse processo. O sucesso da retirada do hábito depende totalmente da boa vontade e colaboração dela. Ela precisa querer participar.

Então, mamães (e papais!): uma boa orientação com profissional especializado pra avaliar o caso, uma dose de paciência, muita conversa e carinho. Acredite: vai dar certo!

Autor Ana Andréa Noveli

Mãe do André, odontopediatra e pacientes especiais na Rizzi Saúde Oral, com ênfase em odontologia para bebês e odontologia intrauterina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *