Os dentinhos do meu filho nasceram, e agora?

Calma, mamãe! Estou aqui pra tirar todas as suas dúvidas sobre como proceder para garantir o sorrisão lindo e saudável do seu bebê.

O primeiro dentinho nasce por volta dos 6-9 meses. Mas antes disso, já devemos nos preocupar com a higienização da boca do bebê. Com uma gaze, toalha ou fralda umedecida enrolada no dedo, devemos limpar toda a cavidade da boca do bebê, passando o dedo pela gengiva e pelo lado interno da bochecha. Esse procedimento vai retirar todo o resto dos alimentos que ficam ali parados, ajuda a massagear a gengiva preparando para o nascimento dos dentinhos e ainda prepara o bebê para a higiene bucal mais detalhada que vai acontecer quando os dentes erupcionarem. Nessa etapa, é importante fazer isso durante o banho ou em um momento agradável para o bebê de forma lúdica, usando musiquinhas e brincadeiras para fazer com que o bebê associe a higiene oral a um momento positivo.

Quando o primeiro dente nascer, é hora de usar a primeira escova dental. Ela deve ser macia, com a cabeça pequena e ter a indicação específica para a faixa etária do bebê.

-E que tipo de pasta eu devo usar: com ou sem flúor?

Esse é um assunto muito controverso, mas vou explicar direitinho!

O uso tópico do flúor é indicado desde o nascimento do primeiro dente. Usar o flúor diretamente na superfície do dente é um excelente aliado na prevenção da cárie. Mais que a ingestão de alimentos fluoretados. A ingestão de flúor em excesso pode causar fluorose (manchas nos dentes). Então precisamos pensar em dois pontos importantes: o flúor deve ser utilizado desde os primeiros dentinhos, porém não pode ser ingerido pra evitar as consequências de sua toxicidade.

Até os 3 anos, a criança tem o reflexo deglutição e é difícil cuspir toda a espuma formada durante a escovação. Assim, ela pode ingerir o flúor. Para evitar problemas, recomendamos duas estratégias: usar pequenas quantidades de flúor na escova e fazer a escovação supervisionada por um adulto, que vai ensinando aos poucos a técnica correta de escovação para que a crianças possa fazer sozinha.

Desde os primeiros dentinhos, o creme dental deve conter a quantidade mínima de 1000 ppm de flúor. É possível achar essa informação no próprio creme dental. Os produtos voltados para o público infantil podem ter sabores mais atraentes que os cremes dentais de adulto. Isso requer cuidado redobrado, pois muitas podem gostar tanto que querem comer a pasta! Isso acontece muito!

Quantidades de flúor diferentes dessa podem ser indicadas pelo odontopediatra em casos específicos.

A quantidade ideal de creme dental na pasta é o equivalente a um grão de arroz cru até os 3 anos, a um grão de ervilha a partir dessa idade..

Essas quantidades são estudadas e, se ingeridas, possuem flúor insuficiente para ser considerado tóxico.

O ideal nessa primeira infância, é que os dentes sejam escovados sob a supervisão de um adulto pelo menos duas vezes por dia, sendo à noite a hora mais importante.

O fio dental também não deve ser esquecido. Ele deve ser usado a partir do momento que a crianças já tem dois dentinhos juntos na boca. Hoje existem modelos de fio dental com suporte que facilita e muito o seu uso em crianças.

Autor Ana Andréa Noveli

Mãe do André, odontopediatra e pacientes especiais na Rizzi Saúde Oral, com ênfase em odontologia para bebês e odontologia intrauterina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *