Outubro Rosa acabou, a prevenção do Câncer de Mama não!

Não é porque outubro, que foi rosa, acabou que nós vamos nos esquecer da prevenção do câncer de mama não é mesmo?

O câncer de mama é um dos mais frequentes entre as mulheres. Além de todas as campanhas que lutam contra a doença, há diversos tipos de prevenção, entre as quais podemos destacar as primárias, relacionadas aos hábitos de vida, e as secundárias, feitas através de exames de imagem.

Os fatores de risco para prevenção primária são: obesidade na pós menopausa e o consumo de bebidas alcoólicas. O controle do peso melhora a qualidade de vida de maneira geral e ainda não existe estudo que comprove a influência dos anticoncepcionais, ingestão de vitamina D, fitoestrogênios, uso de chás e alimentos. Quanto a reposição hormonal, após de cinco anos de uso combinado, os riscos de desenvolver o câncer de mama aumenta.

A prevenção secundária são os exames de imagem, possíveis de identificar a presença da doença precocemente. O autoexame e exames físicos são de pouco impacto, mas super importantes. Por exemplo, o rastreamento mamográfico já mostrou benefícios, diminuindo a mortalidade em até 35%. Mulheres entre 50 e 69 anos podem e devem fazer. Porém, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos.

A ultrassonografia e a ressonância magnética são exames complementares que também podem ser realizados. Eles podem detectar tumores que não conseguimos visualizar pela mamografia.

Quando há histórico de câncer de mama na família, é viável fazer um acompanhamento médico detalhado para descartar hipóteses que deixam a mulher ansiosa.

Agende sua avaliação anual com seu ginecologista e repense seus hábitos – nunca é demais quando se trata da nossa própria saúde!

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *