Supervisão é chave para evitar acidentes domésticos

Aqui no Brasil, os acidentes domésticos são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes: cerca de 13 óbitos por dia e mais de 120 mil jovens hospitalizados.

Segundo o Ministério da Saúde, 91% das queimaduras em crianças ocorrem em casa. Outros tantos acidentes ocorrem também dentro do lar, um local onde a criança deve se sentir mais livre para andar, explorar e se desenvolver de uma forma segura e mais saudável.

As consequências são as mais variadas, desde internações, tratamentos, reabilitação e até sequelas. Por isso, a prevenção é o melhor remédio – e muitas vezes mais fácil e barato – para evitar que esses acidentes aconteçam.

Pela curiosidade e o fato de sempre buscar descobrir o mundo, crianças de 2 a 5 anos são as principais vítimas. Como elas não têm noção do perigo, sem supervisão se acidentam com mais frequência.

Mas o que poucos sabem é que 90% desses acidentes podem ser evitados com algumas medidas preventivas.

Por isso, aqui vão algumas dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria:

  • Tomadas elétricas devem estar protegidas. A fiação deve estar em bom estado e fixada no alto e os fios precisam ficar presos e recolhidos;
  • As janelas devem ser protegidas por grades ou telas. Se forem do tipo basculante, a abertura deve estar limitada a 10 cm com corrente;
  • Nenhum móvel deve estar em baixo das janelas para desestimular tentativas de escalada e evitar quedas;
  • Os móveis devem ter cantos arredondados para evitar lesões e traumas;
  • Não fumar dentro de casa e nunca na cama;
  • Cortinas não devem ter puxadores para evitar enforcamento e circulação;
  • As escadas devem ter portões ou cancelas (em cima e em baixo) para evitar quedas.

Vale lembrar que a supervisão dos pais é essencial. Aproveite para ensinar o que pode e o que não pode. A criança vai ganhando confiança e cada vez mais autonomia para entender o que é perigoso e liberdade para aprender sobre os riscos.

Autor Daniela Cunha

mãe da Isabela e da Melissa, Pediatra da Vacine Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *