Sesc realiza segunda edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

O Experimenta! Comida, Saúde e Cultura chega à segunda edição para se aprofundar ainda mais no universo da alimentação e suas conexões com a cultura, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. Realizada simultaneamente nas 39 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo entre 3 e 28 de outubro, a iniciativa promoverá mais de 300 atividades.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “O direito humano à alimentação adequada vincula-se ao respeito pela identidade cultural, tecida na ritualidade dos sabores e fazeres criados dia a dia por uma dada comunidade, por uma região ou por grupo de pessoas.” Miranda complementa: “Alinhado aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde.”

Nos dois primeiros dias do evento (3 e 4 de outubro), o Sesc 24 de maio será palco do seminário internacional “Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação”, que contará com conferências e mesas de debates sobre assuntos como alimentação saudável e aspectos culturais do ato de comer. Entre os participantes, o sociólogo francês Jean-Pierre Poulain e a chef Rita Lobo. Paralelamente ao seminário ocorrerá  (entre 12h e 19h, no 3º andar da unidade) uma feira de alimentos orgânicos e agroecológico e o lançamento do jogo de tabuleiro “Tá na Mesa”, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Durante esses 25 dias de atrações simultâneas é possível destacar outras atividades, como, por exemplo, “Comer é Panc”, no Sesc Pompeia, que inclui três palestras com convidados internacionais sobre espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Outros destaques da capital são: a oficina “Cozinha de Família”, no Sesc Carmo, onde o chef Thiago Castanho demonstra, em sua culinária, as relações entre o ato de comer e a memória, a família e a terra; No Sesc Santana, o especialista em panificação Luiz Américo Camargo é curador do ciclo “Compartilhando o Pão” onde, entre outras atividades, ele mesmo ministra a oficina “Pão Caseiro Tipo Sírio: Divertido de Fazer e Saboroso”; O geógrafo Arpad Spalding Reiter também participa da programação em duas unidades. No Sesc Campo Limpo, é mediador da mesa “Produção Agroecológica na Zona Sul de São Paulo”. Já no Sesc Santo Amaro, ele ministra a oficina “Horta em Pequenos Espaços” e a palestra “Alimentos Orgânicos, O que São e onde Encontrar? “.

 

Programação em Jundiaí:

FEIRA

*eixo temático: se está na época, tem na feira*

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

A atividade oferece a oportunidade de acesso a produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares da região de Jundiaí.

Dia 20. Sábado, 13h às 18h
Comedoria | Livre | Grátis

AULAS

*eixo temático: cozinhar é preciso*

COMPARTILHANDO O PÃO – PÃO DE FERMENTAÇÃO NATURAL AO ESTILO DE NÁPOLES
Aula expositiva com o chef André Guidon

Um dos melhores pizzaiolos do Brasil, padeiro, sócio da Leggera, André Guidon trabalha com fermentação natural e vai mostrar o que ele chama de pão cafone, rústico, que ele prepara  com farinha italiana. O chef vai dar ainda dicas para quem assa pães no forno a lenha, como ele faz em sua pizzaria.

Dia 9. Terça, 19h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1 | 50 vagas | Livre | Grátis
Inscrições na Central de Atendimento, 1h antes
Atividade não sequencial

COMPARTILHANDO O PÃO – PÃO SABOROSO E AINDA MAIS NUTRITIVO
Aula expositiva com Rogério Shimura, referência em Panificação no Brasil

Dono da Escola Levain e da Shimura Pães e Doces, Rogério Shimura é referência na panificação brasileira. Ele vai mostrar como o uso de abóbora, beterraba, espinafre e até PANCs pode deixar o pão mais bonito, gostoso e rico em nutrientes. Shimura dá dicas, técnicas e conta da produção desse tipo de pão.

Dia 16. Terça, 19h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1 | 50 vagas | Livre | Grátis
Inscrições na Central de Atendimento, 1h antes
Atividade não sequencial

COMPARTILHANDO O PÃO – CLÁSSICO DAS PADARIAS BRASILEIRAS: O PÃO DOCE
Aula prática com o Professor de Panificação Marco Antônio Correa

Sócio da tradicional padaria Requinte, na zona leste de São Paulo e professor de panificação, Marco Antônio Corrêa vai apresentar uma de suas receitas mais famosas, o pão doce clássico. Ele vai ensinar o ponto da massa, a modelagem e segredos do forno.

Dia 23. Terça, 19h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | Livre | Grátis
Inscrições na Central de Atendimento, 1h antes
Atividade não sequencial

COMPARTILHANDO O PÃO – SEM SOVA, RÁPIDO E FÁCIL: É O PÃO NOSSO
Aula prática com o Consultor Gastronômico Luiz Américo Camargo

Consultor gastronômico, autor do livro ‘Pão Nosso’ e divulgador da panificação, Luiz Américo Camargo vai demonstrar uma receita de grande sucesso em suas aulas, que pode ser feita por pais e filhos.

Dia 30. Terça, 19h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | Livre | Grátis
Inscrições na Central de Atendimento, 1h antes
Atividade não sequencial

BATE-PAPO

*eixo temático: a saúde está na mesa*

O PESO DAS DIETAS

Palestra inspirada em seu homônimo, que fala sobre o risco das dietas restritivas e propõe uma alternativa mais saudável e sustentável: fazer as pazes com o corpo e a comida. Com Sophie Deram.

Dia 25. Quinta, 19h às 21h
Sala Múltiplo Uso 1 | 50 vagas | Livre | Grátis
Inscrições na Central de Atendimento, 1h antes

OFICINA

CUSTOMIZE SUA ECOBAG
Com objetivo de diminuir  o uso e descarte de sacolas  de plástico  no meio ambiente, a oficina de customização da ecobag usa materiais simples, caseiros para fazer sacolas retornáveis. Com Mayara Sabino, artista plástica e empreendedora.

Dias 27 e 28. Sábado e domingo, 14h e 16h
Espaço de Tecnologias e Artes | 15 vagas | 10 anos | Grátis
Inscrições no local, 1h antes
Atividade não sequencial

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *