Conjuntivite: tipos, sintomas e como cuidar

Olhos vermelhos, lacrimejantes, com secreção e até mesmo, uma leve coceira? Seu filho pode estar com conjuntivite! E esse é justamente um dos motivos mais comuns de afastamento escolar das crianças.

A conjuntivite ocorre quando uma infecção, uma alergia ou algum outro agente irritante inflama a conjuntiva, uma membrana transparente que cobre a parte branca do olho e o lado de dentro da pálpebra. A doença, em alguns casos, pode ser contagiosa.

Isso deixa os vasos sanguíneos muito mais visíveis, por isso os olhos ficam mais avermelhados, e quando o sistema imunológico começa a combater a infecção, o olho pode lacrimejar ou ficar cheio de secreção.

São três tipos de conjuntivite: a viral que dura em média uma semana, a alérgica é resultado da exposição a uma substância que provoca alergia e costuma afetar os dois olhos e coça mais, e a bacteriana, que já vai precisar de uma receita médica com um colírio antibiótico.

É importante que ao notar os primeiros possíveis sintomas, procurar um profissional para indicar o melhor tratamento. Apesar de ser uma doença comum, em alguns casos ela pode se agravar.

As principais dicas que podemos dar são:

– ao aplicar o colírio, peça a seu filho que se deite e feche os olhos. Pingue no canto interno e, quando ele abrir, as gotinhas escorrem para dentro;

– estar sempre com as mãos limpas antes e depois de cuidar da criança com conjuntivite;

– lavar as mãos sempre que terminar de cuidar dos olhos da criança;

– nunca usar o mesmo remédio que já usou em outras ocasiões;

– siga sempre a orientação do oftalmologista;

– use gaze e água filtrada ou soro fisiológico, de preferência mornos, para limpar a secreção;

– aplicar compressas mornas aliviam os sintomas;

– manter toalhas, roupas e roupas de cama separadas das do resto da família.

Autor Daniela Cunha

mãe da Isabela e da Melissa, Pediatra da Vacine Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *