Grupo de apoio reúne pessoas para discutir alergia alimentar

A alergia alimentar tem aumentado das últimas décadas afetando, principalmente, as crianças. Diante deste cenário se observou a importância de unir grupos que possam dar acolhimento e apoio a estas famílias.

Com este intuito a psicóloga Érika Campos Gomes, que tem pesquisas direcionadas à alergia alimentar, viu a oportunidade de reunir essas pessoas para melhorar o bem-estar emocional e contribuir para a troca de experiências, o GAAL, grupo de apoio às famílias com crianças e adolescentes com alergia alimentar. “É um local que visa acolher e dar suporte a todas as pessoas que vivenciam a alergia alimentar no seu dia a dia”.

Nos encontros há trocas de informações e experiências, relatando sentimentos que a alergia pode gerar em cada um e buscamos criar estratégias para lidar com a alergia e que melhorem a qualidade de vida de cada família que participa do grupo. “Quando os pais descobrem a alergia alimentar do filho, pode surgir medo, tristeza, raiva e, até mesmo, dificuldade de aceitação. Lidar com estes sentimentos nem sempre é fácil, pode ser bastante angustiante”.

Além destas questões emocionais, existem pontos práticos que geram dificuldades para os pais como: falta de informação em como cuidar da alergia, em como estabelecer a restrição dos alimentos e em como encontrar formas alternativas e nutritivas de alimentos seguros para seus filhos. “O tema ainda é pouco discutido pela sociedade, por isso, acaba gerando certo medo e preconceito devido à falta de informação adequada”.

No próximo dia 25 de agosto, a partir das 10 horas, acontece mais um encontro do Gaal, na Avenida Benedicto Castilho de Andrade, 1410. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do número: (11) 972735522. As crianças também participam do encontro e é um local que podem socializar e ,também, lanchar com os amigos e familiares de forma segura.

O grupo acontece a cada dois meses e qualquer familiar de uma criança e adolescente com alergia alimentar pode participar!

Autor Livia Haddad

Mãe da Beatriz. Fundadora e editora do Portal Mães de Jundiaí. Jornalista, radialista. Fundadora e líder da comunidade Mães de Jundiaí no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *