Psicóloga ensina o melhor momento de tirar a chupeta

Quando a criança está na fase entre um ano e meio a um ano e oito meses, é hora de pensar em mudar alguns hábitos, entre eles, o uso da chupeta. Nesta fase a criança já está envolvida em atividades diversas, tem outros interesses e começa naturalmente a se desligar do hábito de chupar chupeta.

A psicóloga especialista na implantação de rotinas no ambiente familiar, Carol Braga, explica que além de não deixar chupeta disponível o dia todo, os pais devem cerca de um ou dois meses antes pontuar para a criança que “ela está crescendo e está chegando o momento de deixar de chupar chupeta” e uns dois dias antes tornar a falar “está chegando o dia….”.

“Não fale muitas vezes, somente o necessário para preparar a criança para o momento. O ideal é criar todo um ritual para a entrega da chupeta. Valorize esse momento.”, completa Carol. Para abandonar o hábito, a psicóloga pontua as dicas:

  • A criança pode deixar a chupeta sob o travesseiro e pela manhã encontrar dinheiro como pagamento.
  • Colocar tudo num saquinho de presente e sugerir que ela presenteie um irmãozinho, priminho ou um bebê querido que está chegando. (Lembre-se de combinar com a mãe da outra criança).
  • Leve-a a uma loja e proponha que ela troque por algo que goste ou esteja querendo. (Nesse caso também é bom combinar com a vendedora da loja)
  • Compre outra coisa que possa acalentá-la na hora de dormir como: uma boneca, um bichinho de pelúcia, um travesseiro novo, etc.
  • Datas especiais como Natal, Páscoa, também são um bom pretexto para sugerir que ela dê as chupetas para o Papai Noel, o coelhinho da páscoa, etc.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *