Bicho de estimação: Campanha de Vacinação Antirrábica já começou

Prefeitura disponibiliza mapa interativo para consulta (Imagem Divulgação)

Se você tem cães ou gatos na sua residência então é preciso vaciná-los contra a raiva. A Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 começou na última segunda-feira (13) e segue até 1º de setembro. A expectativa da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Prefeitura de Jundiaí, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais.

A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença. Neste ano, a consulta de postos pode ser feita pelo site ou APP Prefeitura Jundiaí.

A campanha conta com 157 postos de vacinação, sendo 94 fixos e 63 itinerantes. A cidade não registra casos de raiva em cães e gatos desde o início da década de 1980, porém, o vírus é circulante em ambiente silvestre. Neste ano foram registrados três morcegos positivos para a doença além de cinco bovinos. O registro anterior de raiva em Jundiaí foi em dois morcegos insetívoros, localizados em área urbana, em 2015. Em animal doméstico de grande porte os registros de mortes em bovinos e equinos datam de 2002. “A vacina contra a raiva é a forma mais eficaz para se proteger os animais domésticos contra a doença, e, consequentemente, aos humanos”, explica o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, animais idosos e aqueles em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa. O veterinário da UVZ lembra que não serão fornecidas vacinas para aplicação em casa. A vacinação em domicílio na área urbana não será realizada, exceto, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, com RG ou CPF e comprovante de endereço.

Mapa interativo
Para facilitar o acesso da população à consulta dos postos, a UVZ em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) disponibilizam mapa interativo com os endereços, datas e horários de funcionamento. De fácil acesso, o link está disponível na página principal no site da Prefeitura de Jundiaí e pode ser acessado também via celular ou até pelo APP Prefeitura de Jundiaí. Para consultar as informações, basta ao usuário selecionar o bairro, clicar no local e receber a informação na tela do computador ou celular.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *