Vacinação contra gripe será concentrada em 10 UBSs

Apenas 10 UBSs vão aplicar a vacina a partir de segunda (Imagem Internet)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí vai centralizar a vacinação contra gripe em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir desta segunda-feira (30) até o fim dos estoques. A decisão tem como objetivo reduzir as perdas de doses e promover a imunização da população priorizada pelo Ministério da Saúde (MS) que ainda não se vacinou.

As UBSs que estão imunizando contra a gripe serão: UBSs Eloy Chaves, Novo Horizonte, Hortolândia, Morada das Vinhas, Anhangabaú, Comercial, Colônia, Jundiaí Mirim, Agapeama e Santa Gertrudes. As doses serão ofertadas durante o horário de atendimento das unidades.

“Apesar de todo o tempo de oferta da vacina a procura foi baixa, principalmente entre as crianças (77,43%) e gestantes (73,80%). Como temos poucas doses, centralizamos a oferta em algumas unidades para evitar as perdas com a abertura de frascos sem o completo uso”, comenta a enfermeira da Vigilância, Maria do Carmo Possidente.

A vacinação contra a gripe é realizada em Jundiaí desde o dia 23 de abril para os grupos determinados pelo MS (idosos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas). Contudo, até a divulgação do último balanço pela vigilância, 78%, ou seja, 82.910 pessoas, do público estimado em 106 mil, havia se imunizado.

Jundiaí registra 50 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são os casos graves da doença em residentes em Jundiaí, sendo: 17 aguardando resultado, 5 casos positivos para H1N1 (já em alta hospitalar), 1 óbito aguardando resultado e 1 óbito positivo para H1N1 (junho, paciente com comorbidades).

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *