Confira a programação da Semana do Aleitamento Materno do HU

Palestras, roda de gestante e encontro de mães estão na programação (Imagem Divulgação)

Entre os dias 31 de julho e 07 de agosto, o Hospital Universitário de Jundiaí (HU) e o Banco de Leite Humano realizam diversas atividades relacionadas à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O objetivo é incentivar o aleitamento materno e conscientizar a comunidade sobre sua importância para a vida dos bebês.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para os bebês até os seis meses de vida e o aleitamento deve ser continuado até os dois anos de vida ou mais. Além de nutri-los, previne inúmeras doenças.”, explica a nutricionista responsável pelo Banco de Leite de Jundiaí, Marcela Bionti.

Para envolver as equipes de saúde do município, as mães, gestantes e demais interessados no assunto, a enfermeira responsável pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) do HU, Leslie Zonho, desenvolveu uma programação especial, atrelada às atividades alusivas à data preparadas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí.

“Teremos exposição de fotos, gincana, palestra aberta ao público, campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenar leite doado, encontro de mães, entrega de bodies para bebês que doam leite e os que são beneficiados com o leite doado e muitas outras atividades. Procuramos envolver os profissionais da saúde e a população em torno da causa”, declara a enfermeira.

Confira a programação completa:

31/07 – 18h00 – Abertura da SMAM no Teatro Polytheama, com apresentação cultural, mesa redonda e exposição de imagens da fotógrafa Flávia Fontes.

01 e 02/08 – Gincana interna no HU, na qual os colaboradores responderão a perguntas sobre o aleitamento materno e disputa entre os departamentos que arrecadarem mais frascos de vidro para armazenamento de leite humano doado.

03/08 – 10h00 – Palestra “Amamentação: a base da vida”, com a pediatra neonatologista Dra. Gleise Ap. Moraes Costa. A médica é avaliadora da IHAC pelo Ministério da Saúde. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do HU

06/08 – 14h00 – “Encontro de Gestantes”, com troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas a respeito da gravidez e amamentação. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do HU.

07/08 – 15h00 – Encerramento da SMAM com o encontro entre mães doadoras e mães receptoras de leite humano. O leite humano doado é 100% destinado aos recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais da cidade. O encontro emocionante incluirá a entrega de bodies, gentilmente cedidos pela empresa Polo Wear. Em seguida será realizado um café da tarde para essas mães.

Alguns benefícios do aleitamento materno

1 – Previne infecções respiratórias, como asma e pneumonia; as de ouvido, como otite; e as que atingem o sistema digestivo. A proteção é decorrente de anticorpos e células de defesa que a mãe passa para o bebê por meio do leite materno.

2 – Oferece proteção cardiovascular para mães e bebês.

3 – Previne a diarreia, uma das principais causa de morte infantil. Isso ocorre pelo fato do leite materno ter bactérias que protegem a flora intestinal e reforçam as defesas do organismo.

4 – Desenvolve o sistema nervoso. O leite materno possui o DHA, um ácido graxo da série do ômega-3, que participa da formação das células nervosas e facilita a comunicação entre elas. A ingestão do DHA é muito importante até os cinco anos de vida, quando a maior parte do cérebro é formada.

5 – Reduz a obesidade infantil. Estudos mostram que crianças que amamentam estão bem menos propensas a se tornar obesas – o que afasta, por consequência, males como diabetes e doenças cardiovasculares.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *