Vacinação contra influenza é mantida para crianças e gestantes em Jundiaí

Grávidas e crianças não atingiram a meta vacinal de 90%  (Imagem Divulgação)

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos e gestantes foram os únicos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde que não atingiram a meta vacinal de 90% contra a gripe, por isso, com base no estoque de doses de vacina, a Vigilância Epidemiológica de Jundiaí permanece com a imunização desses grupos.

A medida é embasada no alcance da meta nos demais grupos prioritários como idosos (96,30%), trabalhadores em saúde (119,10%) e Puérperas (139,83%), que reduzem os riscos para o público mais vulnerável às complicações dos vírus da gripe.

Com a oferta das doses desde 23 de abril, a campanha de imunização já disponibilizou 114.405 doses entre todos os grupos que tiveram acesso liberado pelo Ministério da Saúde durante vários períodos da campanha. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a priorização do atendimento para as grávidas e crianças menores é estratégica.

“Apesar de toda a divulgação realizada e do trabalho de conscientização, as gestantes registram 73,32% de imunização e as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, 75,05%. Como restam poucas doses e não haverá nova entrega por parte do governo federal ou estadual, a determinação é atender àqueles que ainda não se imunizaram e, historicamente, são os mais sensíveis”, explica.

O público-alvo determinado para a imunização de Jundiaí é de 106 mil pessoas.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *