‘Amamentação é a base da vida’ é tema de Semana do Bebê

Semana do Bebê e do Aleitamento Materno serão de 1 a 7 de agosto (Imagem Divulgação)

Incentivar a amamentação é o ponto mais forte a ser desenvolvido durante a Semana do Bebê e Semana do Aleitamento Materno, celebradas entre os dias 1 a 7 de agosto. Neste ano, com o tema “Amamentação é a base da vida”, a comemoração terá início com apresentação e roda de conversa no Teatro Polytheama. A programação segue durante a semana, com encontros realizados pela cidade, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com Rita Stringari, nutricionista da Saúde e articuladora do programa do Município para o Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, difundir a amamentação é o foco da programação. “Existem três eixos englobados no trabalho do Primeiríssima Infância, sendo a governança, a capacitação/formação dos profissionais e a mobilização social – com a Semana do Bebê”, explica. Segundo a nutricionista, o leite materno é o único alimento que não causa alergia para os recém-nascidos. “A amamentação é uma recomendação universal, pois proporciona pleno equilíbrio, levando todos a um bom começo de vida, contribui para a saúde, bem-estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo. A Semana tem, entre os objetivos, informar as pessoas como a amamentação esta ligada à nutrição, à segurança alimentar e à redução de pobreza”, detalha.

Programação
Neste ano, a programação conta com apresentações artísticas, debates e outras ações direcionadas para o fortalecimento da amamentação e difusão dos benefícios do leite materno para a criação de uma sociedade mais saudável e feliz. Outros tema que estão diretamente ligados com a maternidade também serão abordados em palestras e encontros.

A abertura será no dia 31 de julho, às 18h, no Teatro Polytheama, com apresentação artística de Paula Agnelo (Academia AMIRA) e mais de 30 mulheres e seus bebês para um ‘mamaço’, de forma a incentivar a amamentação em locais públicos. Ainda haverá exposição de fotos (Flávia Fontes) e Roda de Conversa com Rosana De Divitiis (representante da IBFAN – Mediadora da Roda de Conversa e irá falar sobre o tema deste ano. “Amamentação é o alicerce para a vida”), Leslei Zonho (representante do Hospital Universitário de Jundiaí – “ A importância do início precoce do Aleitamento Materno”), Marcela Bionti Carvalho (coordenadora Banco de Leite de Jundiaí – “Amamentação e prematuridade”), Claudia Gondim (fonoaudióloga, representante da IBFAN – “ A Volta ao trabalho, como manter o apoio”) e Tatiana Fávaro (jornalista – “Amor que gera”). Ainda serão realizadas ações no SESC, Senac, Maxi Shopping e Jundiaí Shopping.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *