Campanha de Vacinação contra Sarampo começa dia 4

Campanha será até o dia 31 com o Dia ‘D’ programado para o dia 18 (Imagem Divulgação)

Entre os dias 4 e 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Jundiaí para crianças entre 1 ano a 4 anos de idade. Nesse período, toda criança na faixa etária que for levada à UBS será imunizada, independente de a carteira vacinal estar em dia.

Essa estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo intensificar a vacinação, reduzindo a circulação do vírus entre a população. A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose.

Segundo a enfermeira da Vigiância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses). “A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças na faixa etária de 1 a 4 serão vacinadas”, afirma.

Os adultos devem manter a imunização atualizada. Para saber se existe a necessidade de se vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteira de vacinação para a avaliação. As doses estão disponíveis em todas as UBSs, durante o horário de funcionamento.

No dia 4 de agosto as UBSs Morada das Vinhas, Tamoio, Novo Horizonte e Vila Rami funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a oferta das doses para as crianças, conforme determinado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Já no ‘Dia D’, organizado para o dia 18, todas as UBSs (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h. A Campanha também atualizará as doses vacinais contra Poliomielite para essa população.

Imunização
A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral.

No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade.

A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto,quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *