Dica de Férias: Conheça a Serra do Japi

Conhecer a biodiversidade da Reserva Biológica da Serra do Japi é uma excelente dica para quem quer um passeio diferente nas férias, sem contar que é uma oportunidade de saber e aprender tudo sobre a serra que faz parte da nossa cidade, não é mesmo?

Com o Projeto Nossa Serra – Educação Ambiental é possível fazer uma visita monitorada pela Serra do Japi e conhecer de forma correta e equilibrada as interações naturais e a biodiversidade da Reserva Biológica da Serra do Japi, por parte daquelas que se manifestam o interesse em “conhecer para aprender”.

Criado em junho de 2013 o Projeto Nossa Serra começou de forma experimental; teve sua segunda fase em dezembro de 2013 a janeiro de 2014 consolidando-se com o seu lançamento definitivo em abril de 2014.

Os objetivos específicos do projeto são:

➔ promover educação ambiental na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi;

➔ estimular ações de conscientização da importância da Serra do Japi com foco na preservação;

➔ aproximar o cidadão da Serra do Japi.

Para visitar basta consultar a programação de visitas e entrar em contato com os monitores para saber sobre a disponibilidade e documentação necessária.

Cada grupo tem capacidade máxima de 15 pessoas por monitor, podendo, em alguns circuitos, esse número ser menor. O horário das visitas podem ocorrer das 8h às 17h por motivo de segurança. É recomendado que o contato com o monitor seja feito em até 48 horas antes do dia programado para obter uma vaga e monitor dispor de tempo hábil para fechar turmas.

As visitas para de menores de 18 anos serão permitidas mediante prévia autorização por escrito do Termo de Responsabilidade para menores pelos pais ou responsável legal. Para menores de 14 anos será permitida a visitação somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Em ambos os casos, caso não sejam os pais a assinarem o termo, será necessário apresentar documento que comprove (procuração) e sua respectiva cópia.

Neste link é possível verificar as trilhas que podem ser feitas na visitação e os níveis de dificuldade. A dica para quem nunca fez esse tipo de passeio é sempre escolher o caminho mais tranquilo.

E aí? Se interessou pelo passeio? Então confira as dicas para quando for realizar a visitação e aproveite!

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *