Banco de Leite de Jundiaí utiliza 98 litros de leite humano

Recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais dependem da doação de leite para sobreviver

Dia 19 de maio é uma data especial para os Bancos de Leite Humano do Brasil, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. “É uma ocasião importante para a sensibilização da sociedade sobre a necessidade da doação de leite humano e sua relevância para a vida dos recém-nascidos. É também uma data para nos voltarmos para a proteção e promoção do aleitamento materno, promovendo debates e interesse pelo assunto”, ressalta Marcela Bionti, nutricionista responsável pelo Banco de Leite Humano de Jundiaí.

De acordo com Marcela, o Banco de Leite Humano de Jundiaí, conta atualmente com 80 mulheres cadastradas que realizam a doação de leite. São 89 litros de leite humano que a instituição recebe por mês e cerca de 98 litros são utilizados ao mês para alimentar recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais da região. A cada mês o déficit é de 9 litros de leite.

Para estimular as mães a doarem o leite excedente, que não é consumido por seus bebês, a equipe do Banco de Leite se engaja em diversas atividades. “A captação de doadoras ocorre por meio de campanhas na mídia, parcerias com hospitais para divulgação do serviço, visitas de apoio na maternidade do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), eventos em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, serviços de disque-amamentação, além do atendimento realizado no próprio Banco de Leite e o popular boca-a-boca, que tem levado muitas mulheres a procurar o serviço”, enumera Marcela.

O Banco de Leite ensina as mães interessadas como fazer a ordenha, quais são os cuidados necessários e como armazenar o leite. Depois a equipe vai até a casa da mãe doadora para pegar o leite ordenhado.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ter leite excedente, ser saudável e não ser fumante. As mulheres interessadas em doar leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, no telefone 0800-178155.

 

Leia também:

Dia Mundial da Doação de Leite Humano: campanha incentiva ação

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *