Vacinação contra gripe começa na segunda-feira em todas as UBSs

Campanha começa vacinando o grupo de idosos com 60 anos ou mais (Foto Arquivo)

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em Jundiaí. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde estima imunizar cerca de 100 mil pessoas. Para facilitar o atendimento sem filas, foi feito um escalonamento, conforme priorização do Ministério da Saúde.

Nesta segunda a vacinação será em idosos com 60 anos ou mais (inclusive os que completam 60 anos até o dia 31 de dezembro de 2018); trabalhadores da saúde e alunos dos cursos da área da saúde que estejam em estágio (mediante apresentação de documento que comprove a profissão ou o estágio). Posteriormente será aberto aos alunos desses cursos que não estão em estágio.

A partir de 2 de maio serão vacinadas gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias. Já os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (é preciso apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades (mediante apresentação de documento que comprove seu cargo na escola) serão imunizados a partir de 09 de maio.

A vacinação terá o Dia D no dia 12 de maio, com atendimento em horário diferenciado em algumas UBSs.

Para aqueles que não fazem parte dos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, é importante se atentar aos cuidados com a higiene das mãos para evitar o contágio da doença, bem como não permanecer em locais fechados sem ventilação e, em caso de tosse ou espirro, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável para evitar a propagação do vírus.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *