Símbolo do Autismo poderá ser inserido em placas em Itatiba

Símbolo representa a complexidade e diversidade de pessoas com autismo (Imagem da Internet)

O símbolo mundial do Autismo poderá ser incluído nas placas de atendimento preferencial em Itatiba, assim como acontece com idosos, gestantes, portadores de deficiência ou com crianças de colo com a aprovação do projeto de lei 87/2017, dos vereadores Romanin (Solidariedade), Fernando Soares (PR) e Leila Bedani (PV) na última sessão ordinária realizada dia 11.

A matéria, aprovada em segundo turno, obriga os estabelecimentos públicos e privados do município a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista: uma fita colorida cheia de peças de quebra cabeça que representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

Segundo os autores, oferecer um atendimento prioritário induz o conforto possibilitando a permissão de não prolongar a tensão dos autistas e de seus parentes na realização de tarefas do cotidiano. De acordo com a defesa do projeto: “É sabido que a pontualidade nos horários de maior fluxo de pessoas nos centros comerciais, supermercados e até mesmo nos bancos podem ser demasiadamente uma demora excessiva para estes pacientes”.

Os locais ficam obrigados, ainda, a garantir o atendimento preferencial aos autistas, nos termos do artigo 1°, §2° da Lei Federal 12.764/2012.

Dados
Estudos revelam que uma em cada 88 crianças nascem com autismo totalizando em todo o planeta mais de 70 milhões de pessoas e no Brasil um total de quase 3 milhões de autistas, que correspondem a 150 mil casos por ano, ou seja, a 1% dos nascidos, identificado com picos nas idades de 3 a 60 anos.

 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *