Vírus H3N2 deve ser um dos vilões de 2018

Os norte-americanos vêm sofrendo com o surto da gripe Influenza 2018, que tomou conta de praticamente todos os Estados Unidos, acendendo um alerta para os brasileiros que estão se preparando para enfrentar o frio. Por lá já são mais de 47 mil casos confirmados desde o início do inverno, com o registro de falecimento de 20 crianças.

A médica pediatra da Vacine Clínica, Daniela Cunha, explica que o vírus que está causando terror é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A. “Então é natural que em determinados períodos, alguns tipos predominem sobre outros. Isso não significa o surgimento de um vírus mais poderoso e prejudicial, mas sim que há um número maior de ocorrências de determinadas cepas do vírus”, diz a médica da Vacine Clínica.

Anualmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa qual será a composição das vacinas contra o vírus da gripe a ser disponibilizada no ano seguinte. São mudanças necessárias, sempre com base em pesquisas e com respaldo da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma vez que há inúmeras cepas do vírus, que sofre mutações constantes.

As vacinas 2018 já estão sendo aplicadas em algumas clínicas particulares de Jundiaí (SP), como a Vacine Clínica. A proteção dura um ano e tem como objetivo reduzir hospitalizações e o número de mortes por causa da gripe. “Não é preciso que haja surto da doença anunciado para se preocupar com ela. Quanto mais ampla for a vacinação, maior a proteção de toda população e evita que o vírus prolifere”, afirma Daniela.

As vacinas trivalentes de 2018 disponibilizadas contêm três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e um similar ao vírus influenza B. Já as vacinas tetravalentes, encontradas apenas em clínicas particulares, têm um vírus similar ao influenza B, além das outras três já presentes na trivalente.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde

A Campanha de Vacinação deste ano será iniciada no próximo dia 23 em todo o território nacional. No dia 12 de maio terá o Dia D, com atendimento em horário diferenciado em algumas UBSs. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), são estimadas cerca de 87 mil pessoas para serem imunizadas.

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a vacinação em Jundiaí será entre os dias 23 de abril a 01 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 nas UBSs e postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “No dia 12 de maio, a vacinação será das 8h às 17h, nas UBSs Central, Colônia, Eloy Chaves e Rami”.

Na campanha nacional devem se vacinar contra a influenza idosos com 60 anos ou mais (inclusive os que completam 60 anos até o dia 31/12/2018); profissionais de saúde (mediante apresentação de documento que comprove a profissão); gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não transmissíveis (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina) e professores (mediante apresentação de documento que comprove a profissão).

Com informações das Assessorias de Imprensa

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *