Confira dicas para amenizar a queda de cabelo no pós-parto

Evitar produtos químicos ajuda a não aumenta a queda (Imagem da Internet)

Depois que seu filho nasceu, são fios e mais fios de cabelo sobre o travesseiro e essa cena se repete diariamente? Não se apavore. Na maioria dos casos é muito comum.

Segundo a dermatologista e professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Célia Moraes, durante a gestação há uma diminuição de queda por mecanismos protetores para a gestante, principalmente hormonais. Fala a verdade, você nunca teve um cabelo tão lindo, não é?

“Após o parto esses fatores de proteção não seriam mais necessários, e os cabelos que envelheceram durante os nove meses tendem a cair de uma forma abrupta, geralmente inicia no terceiro mês pós-parto”, explica a dermatologista. Mas ela faz um alerta: “Além disso, caso não haja uma profilaxia com ferro, a anemia é outra causa de queda e pode ocorrer, inclusive, durante a gestação”.

Célia explica que, se for falta de ferro e/ou de outros nutrientes é preciso fazer a correção e, segundo a dermatologista, é possível fazer isso no período de aleitamento. “Apesar de ser um processo natural, orientamos que é preciso evitar processos químicos que possam agredir os fios como, por exemplo, tinturas, progressivas, escovas, entre outros”, diz.

O uso de xampus suaves, pentes de dentes largos como de madeira ou osso ajudam a evitar a eletricidade estática  e ainda acrescentar na rotina a aplicação de cremes para pentear auxiliam a evitar quebras e consequentemente as quedas.

Outro ponto importante destacado pela especialista é prestar atenção na alimentação. Muitas mães acabam deixando de lado por conta da mudança radical que aconteceu na sua vida após o nascimento, mas além de ser essencial para ajudar na amamentação, a alimentação saudável contribui bastante para esse período de quedas de cabelo. Célia orienta o consumo de proteínas e frutas, uma vez que o cabelo é proteína e necessita de vitaminas e sais minerais para a saúde dos fios.

É muito comum as mamães optarem por cortar os cabelos após o nascimento, mas a dermatologista afirma que não vai evitar a queda, apenas ajuda no aspecto e evita pontas duplas. Rabos de cavalos, coques e qualquer outro tipo de trauma deve ser evitado para não causar mais fraturas nos fios e assim contribuir para as quedas.

A seguir, Célia listou algumas dicas para que as mamães enfrentem mais esse desafio com tranquilidade, afinal, paciência é a palavra de ordem quando um filho vem ao mundo, não é mesmo?

  • Tomar as vitaminas indicadas pelo obstetra durante e até 4 e 6 meses após o nascimento;
  • Evitar traumas nos fios (escova, chapinhas, elásticos apertados);
  • Não fazer processos químicos (principalmente à base de formol);
  • Evitar choque térmico nos fios;
  • Usar xampus e condicionadores suaves;
  • Não usar condicionadores no couro cabeludo;
  • Não dormir e nem prender os cabelos enquanto estiverem molhados;
  • Usar pentes de dentes largos de madeira ou osso;
  • Abusar das frutas, tomar bastante água e sucos com frequência e
  • Hidratar os fios, uma vez por semana, com produtos adequados.

Autor Kadija Rodrigues

Editora do Portal Mães de Jundiaí, mãe do Raul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *