Volta às aulas: Meu filho vai ficar doente?

O primeiro ano do filho na escolinha é de angústias para as mães e pais. Será que ele vai se adaptar? Vai ficar doente? Muitas perguntas e uma grande ansiedade para as novidades que estão por vir.

Claro que um bebê de seis meses tem maior chance de ficar muito mais doente do que um criança de dois anos. Isso por conta da imunidade adquirida. O sistema imunológico nessa faixa etária ainda está em formação e, assim, todo micro-organismo com o qual a criança tiver contato poderá provocar uma infecção com sintomas.

A grande maioria das infecções é causada por vírus. São as chamadas DPIs, ou doenças próprias da infância, como estomatite, infecção das vias respiratórias superiores (gripes e resfriados), escarlatina, doença mão-pé-boca, sapinho, otite, eritema infeccioso e roséola.

Esses vírus são transmitidos com muita facilidade por contato direto das crianças, gotículas de saliva ao falar/tossir ou pelos objetos que são levados constantemente à boca. Cada vez que o pequeno tiver contato com um novo vírus terá uma nova infecção. Isso ocorre porque ele ainda não tem anticorpos para se defender.

Mas não se desespere! Tem crianças que passam por essa fase sem ficarem muito doentes! Cuide bem da saúde do seu filho mantendo uma alimentação saudável, uma boa noite de sono, vacinas em dia e se possível escolha uma escola arejada, com área de lazer a céu aberto e arborizada. Lembre-se de ficar atento ao número de crianças e professores na sala de aula. Tudo contribui para seu filho passar por esse primeiro ano na escolinha com mais leveza.

E a dica bônus é: tenha paciência e também um bom pediatra de respaldo para você vivenciar essa fase com mais tranquilidade. Com o passar dos anos tudo melhora! A criança já adquiriu mais imunidade e o calendário vacinal está mais completo.

Autor Daniela Cunha

mãe da Isabela e da Melissa, Pediatra da Vacine Clínica

1 thought on “Volta às aulas: Meu filho vai ficar doente?

    marcia

    (abril 19, 2018 - 3:00 am)

    Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *