Por que tenho que levar meu filho ao pediatra

É importante que o pediatra avalie o pré-natal e verifique se há algo que possa interferir na saúde da criança. Ele também pode explicar sobre os tipos de parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido em casa, vacinas, testes do pezinho, orelhinha, linguinha e do coração.

A primeira consulta do bebê deve ser realizada entre o 5º e 7º dia após a alta hospitalar, exceto em situações especificas que necessitem de uma consulta mais precoce. No primeiro ano do bebê, as visitas ao consultório devem ser mensais para que o pediatra possa identificar qualquer alteração na criança. É sempre realizado um exame físico completo, verificando o peso, a estatura e o perímetro cefálico, avaliando o desenvolvimento, analisando os resultados dos testes de triagem e revisando as imunizações necessárias para a idade.

Após o primeiro ano de vida as consultas vão ficando mais espaçadas, mas não menos importantes! O médico continua avaliando o desenvolvimento, alimentação, estado nutricional, vacinas, desempenho escolar, atividades físicas. A recomendação para consultas é a cada três meses após um ano de idade, e dos 2 aos 6 anos é semestral. Depois passa a ser anual.

Mas até quando meu filho tem que passar com pediatra? Não existe uma resposta única e correta para a idade limite. Os pais devem levar seus filhos enquanto todos se sentirem a vontade para isso. Até mesmo porque hoje temos uma subespecialidade dentro da pediatria que é a hebiatria, que atende adolescentes na faixa etária de 13 a 21 anos.

E se estiver na dúvida sobre levar ao hospital ou marcar consulta, minha orientação é: sempre que possível, entrar em contato com o seu médico para explicar o que está ocorrendo e receber a orientação adequada frente a cada problema ou doença. Em situações emergenciais, como crise convulsiva ou dificuldade respiratória, levar ao PS com certeza. Não retardar em nenhum minuto o atendimento.

Lembre-se sempre: acompanhar o desenvolvimento das crianças periodicamente é essencial para proteger sua saúde agora e no futuro – inclusive na vida adulta!

Autor Daniela Cunha

mãe da Isabela e da Melissa, Pediatra da Vacine Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *