Você sabe o que é Plano de Parto?

O Plano de Parto é um documento personalizado em que a gestante define como gostaria que fossem prestados os cuidados durante o parto, o pós-parto e com seu bebê pela equipe que lhe dará assistência.

O plano é uma ferramenta indicada pela Organização Mundial da saúde (OMS) para ajudar a conscientizar sobre as intervenções que podem ocorrer durante esse período de assistência e já existem leis que garantem o direito de escolha por uma maternidade segura e livre de intervenções desnecessárias.

Um bom Plano de Parto é constituído a partir dessas leis e das melhores evidências cientificas. Existem diversos modelos. Veja um exemplo aqui que pode ser usado como guia e a mulher pode detalhar o que autoriza ou não, como movimentar-se livremente durante o trabalho de parto, realizar movimentos que facilitem a progressão do mesmo, alimentar-se e ingerir líquidos, escolha da posição e do local na hora do nascimento, amamentar em livre demanda na primeira hora, permitir a presença de doula e escolha do acompanhante, entre outras decisões.

A mulher também pode elaborar o Plano de Parto com a ajuda do profissional que a acompanha em seu pré-natal, tirando suas dúvidas sobre os termos e procedimentos nele contidos, e com base na reflexão das informações adquiridas nas consultas, nos grupos de gestantes e nas fontes bibliográficas. Após a elaboração, a gestante deve apresentá-lo ao profissional que acompanhará seu parto e levado à maternidade escolhida.

Esse documento pode adquirir um caráter oficial, se protocolado no hospital onde o parto acontecerá.

É mais uma forma de ajudar a garantir a prevenção de alguns procedimentos contra a sua vontade e reforçar também a possibilidade desse momento tão importante transcorrer de forma sublime e inesquecível.

 

 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *