Emissão de documentos: confira as informações necessárias

Entre tantos afazeres e tarefas quando se tem filhos, está a emissão de documentos, principalmente a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O portal Mães de Jundiaí fez um resumo com as principais informações de onde ir e o que levar para auxiliar os pais. Confira:

A emissão da Carteira de Identidade (RG) deve ser feita em uma unidade do Poupatempo mais próxima, mas antes é necessário que o serviço seja agendado pela internet aqui.

Os pais devem comparecer munidos de um documento com foto (pode ser original ou cópia). É necessário que o menor de 16 anos vá junto até a unidade para que a foto seja capturada digitalmente no atendimento.

Porém, há algumas orientações sobre o vestuário. São elas:

Evitar usar roupas brancas ou muito claras; adornos de cabeça (laços, tiaras, presilhas, faixas, etc…) só é permitido para crianças com idade abaixo de cinco anos.

Já o uso de óculos escuro é liberado somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples.

Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante são permitidos somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.

Não há taxa para este serviço. O prazo de entrega é de até 5 dias úteis sem contar sábados, domingos e feriados. Deve ser retirado no local onde foi solicitado e qualquer pessoa pode pegar mediante apresentação do protocolo.

Mais informações estão disponíveis no site do Poupatempo.

 

Já a emissão do CPF, desde dezembro de 2015 o número passou a ser emitido na Certidão de Nascimento. Entretanto, para crianças que nasceram antes desta data, é preciso solicitar nos Correios (pode ser também nos bancos Caixa Econômica ou do Brasil).

Para menores de 16 anos é preciso que pais ou responsáveis compareçam em uma agência dos Correios munidos de documento de identificação do menor para comprovar naturalidade, filiação e data de nascimento, por exemplo a Certidão de Nascimento; documento de identificação dos pais ou responsáveis e documento que comprove a tutela, se for o caso. A presença da criança não é necessário.

 

Com o protocolo você acessa o site e em até um dia já está disponível o cartão do CPF para imprimir. O serviço tem um custo de R$ 7.

Veja mais informações no site dos Correios.

Autor Kadija Rodrigues

Editora do Portal Mães de Jundiaí, mãe do Raul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *