“Momento Psiu” traz resultados positivos para bebês em situação de risco

Ganho de peso e agilidade no processo de recuperação são alguns dos resultados positivos com os bebês que estão na UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU) após a implantação do “Momento Psiu” há três meses. A iniciativa trata-se de um horário dedicado ao descanso dos bebês recém-nascidos em situação de risco.

“Temos percebido que eles têm ganhado peso com mais facilidade, uma agilidade maior no processo de recuperação, ficam mais tranquilos e dormem melhor. Enfim, uma melhoria geral na assistência dada ao bebê e, consequentemente, à mãe”, relata o médico neonatologista André Prado Grion, coordenador da Unidade Neonatal do HU.

O “Momento psiu” ocorre quatro vezes ao dia. Neste período a equipe assistencial/médica se empenha em reduzir ao máximo a rotina estressante de uma UTI Neonatal, que exige manipulação frequente do recém-nascido para aplicação de medicamentos, colocação de eletrodos, coleta de exames e outros procedimentos.

O ambiente também é modificado para o devido descanso dos bebês, todas as luzes são apagadas, os telefones são retirados do gancho, visita é permitida desde que seja respeitado o silêncio. A equipe médica permanece no local, monitorando os pequenos, mas evita qualquer ruído ou intervenção. Tudo isso visa garantir um clima propício ao conforto e completo descanso dos bebês.

Dr. Grion lembra que no início foi difícil engajar as demais áreas do hospital na nova rotina da UTI Neo, mas que hoje tem funcionado muito bem. “Realizamos treinamento com as demais equipes que desenvolvem atividades interligadas a este setor. Hoje, todos já programam suas atividades na unidade com base nestes intervalos de descanso”, comemora ele.

O neonatologista ressalta que o “Momento psiu” tem como base diversos estudos realizados ao redor do mundo e que para o HU a iniciativa consiste num grande avanço em prol de uma assistência mais humanizada e eficiente.

O HU é referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade. Sua UTI Neonatal conta com 25 leitos, cuja ocupação média é de 90%. Desde sua inauguração, em 2003, já passaram por atendimento na unidade cerca de 6 mil recém-nascidos.

Com informações de Assessoria de Imprensa

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *