Papel do pai deve ser respeitado também no pós-parto

O pai também tem seu papel fundamental no nascimento de um filho (Imagem de Internet)

Quando nasce um bebê, nasce junto uma mãe. Os cuidados com o pós-parto e com o recém-nascido que, claro, precisa de muita atenção, são essenciais e a família toda volta sua atenção a eles. Mas o pai também tem um papel fundamental no nascimento dos filhos. Os poucos dias de licença paternidade também afetam na sua participação durante os primeiros dias dos filhos.

Existe uma parcela de pais que tem depressão pós-parto pela dificuldade em conciliar todos seus papéis com a mesma excelência de antes, segundo a psicóloga materno-infantil Raquel Benazzi. “O pai passa a lidar com a frustração da expectativa. Por isso, muitas vezes fica isolado, ou cria válvulas de escape como sair com os amigos, chegar tarde, entre outras”.

A superproteção natural das mães também é um fator que distancia pai e bebê, ressalta Raquel, que afirma que, na maioria dos casos, é uma fase conjugal complicada. Ela orienta os casais a conversarem sempre e se tornarem ainda mais parceiros. “O índice de separação é elevado com a chegada do filho. Durante um período a vida sexual fica em segundo plano, primeiro pelo fisiológico e depois pelo psicológico da mulher que está completamente voltada a ser mãe”, reflete a psicóloga, que completa: “alguns homens compreendem isso, outros cobram da mulher a vida conjugal. Os homens não tem a produção hormonal da gravidez por isso é difícil entenderem que ela quer somente ser mãe por um tempo, o tempo de adaptação”.

Os parentes também devem respeitar o modelo parental que esses novos pais desejam e oferecer ajuda é essencial. Cuidar da criança para os pais descansarem ou até mesmo saírem um pouco de casa. “E é importante sempre tentar perceber os comportamentos de tristeza e isolamento. Se casos assim perdurarem um profissional deve ser procurado”.

O respeito ao limite de cada um é essencial neste momento e as responsabilidades e os cuidados com o filho e a casa devem ser divididos. Para mães e pais de recém-nascidos, Raquel dá a dica: “Lembre-se que é uma família em adaptação e não somente a mãe e o bebê. O pai faz parte dessa família”.

Autor Livia Haddad

Mãe da Beatriz. Fundadora e editora do Portal Mães de Jundiaí. Jornalista, radialista. Fundadora e líder da comunidade Mães de Jundiaí no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *