Com o tema “Lazer para Transformação Social“, o Dia Mundial do Lazer chega este ano à sua 3ª edição. A ação busca reconhecer o papel fundamental no desenvolvimento individual e comunitário, melhorando as relações sociais e, muitas vezes, tornando-se um espaço de expressão e engajamento nas camadas diversas e flutuantes da sociedade.
O evento ocorrerá no dia 16 de abril, tendo o Sesc São Paulo como um dos parceiros nesta realização, que é uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer (WLO) coordenada neste ano pela Vancouver Island University (Canadá) e a University of Otago (Nova Zelândia).
O objetivo do Sesc SP é proporcionar opções ativas de lazer ao público, com programações práticas, teóricas e transversais, com a intenção de produzir um olhar cuidadoso ao incentivo, adesão e permanência nas atividades físico-esportivas, reforçando o lazer como algo fundamental para a humanização das pessoas.
Em Jundiaí, o Sesc conta com a parceria da Prefeitura Municipal – por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças – e oferece uma programação especial, que irá acontecer fora da unidade: no Jardim Fepasa, em frente à Casa Verde, na rua Sebastião de Oliveira Queiroz, 345. Dentre as atrações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, estão: festival de tênis de mesa; pebolim humano; brincadeiras de rua; aula de hip hop; oficina de discotecagem; além da apresentação dos grupos locais: Baque Delas, de maracatu e Pele Rara, de samba e pagode.
Participam desta edição 17 unidades do Sesc São Paulo: Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba, Rio Preto, Bertioga, Campo Limpo, 24 de Maio, Belenzinho, Carmo, CPF, Florêncio, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompéia, Santo Amaro, Vila Mariana.
Confira a programação completa de Jundiaí:
10h15 às 11h15
Maracatu
Com o grupo Baque Delas
Baque Delas é um grupo de Maracatu fundado em 2015, sendo uma importante referência para a cena cultural de Jundiaí e região. Composto por um conjunto de instrumentos de percussão e um coro de vozes, o Baque Delas com músicas e coreografias promove a cultura do Maracatu e empoderamento feminino.
10h15 às 13h
Oficina de discotecagem e beat making
É uma vivência voltada à iniciação e produção musical, criação e edição de músicas autorais com instrumentos virtuais, a partir do software livre para computador Tracktion Waveform Free, que pode ser baixado e utilizado gratuitamente.
10h15 às 13h
Espaço autocuidado
Serão oferecidos diversos materiais como bolinhas de tênis e de cravo, massageadores de madeira, entre outros, para utilização espontânea de quem se interessar. Haverá, também, miniaulas de automassagem, além de uma estação de ervas para o preparo de um escalda pés.
10h30 às 14h
Abracabana!
Com Volta e Meia
As cabanas são um dos lugares preferidos das crianças. Há um mistério que as convida a entrar e descobrir quais surpresas estão guardadas em seu interior. A brincadeira de explorar e investigar torna-se instigante neste ambiente lúdico. Em cada cabana, elementos surpresas para sentir, tocar, descobrir através dos sentidos: objetos sonoros, texturas diversas, cores, cheiros, espaços e formas. As cabanas produzidas em papelão com elementos para a exploração sensorial em seu interior.
10h30 às 14h30
Pebolim Humano
Pebolim humano inflável é a versão gigante do clássico pebolim, um animado jogo que diverte jovens e adultos e que proporciona a experiência de jogar futebol com movimentos controlados e muito trabalho em equipe. Medindo 8m x 4m, o pebolim é confeccionado com nylon emborrachado e barras de ferro revestidas com tecidos. As faixas que prendem os jogadores contêm velcro e são superconfortáveis, podendo ser reguladas.
Jogam até 12 pessoas por partida.
10h30 às 14h30
Brincadeiras de rua
Os educadores do Sesc propõem um resgate de jogos e brincadeiras de rua.
10h30 às 14h30
Festival de tênis de mesa
O festival de tênis de mesa busca estimular a prática da modalidade. Participantes de todas as idades poderão testar suas habilidades e se divertir. Uma oportunidade de descobrir uma nova maneira de praticar um esporte no momento de lazer.
11h30 às 12h30
Aula aberta de hip hop
O hip hop é um dos estilos de dança que constitui as chamadas “street dances” ou “danças urbanas” no Brasil. São danças vernaculares afro-estadunidenses de contexto urbano pós-funk. A ideia é trabalhar seus fundamentos e promover autonomia para descobertas do desenvolvimento dos alunos.
13h às 14h30
Pele Rara
Pele Rara é uma banda jundiaiense composta por nove músicos especializados em samba e pagode.
O show apresenta um repertório de grandes sambas de compositores como Jorge Aragão, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e, também, pagodes mais populares como Sorriso Maroto, Só Pra Contrariar, Turma do Pagode, entre outros.