O acompanhamento diário da equipe da Central de Monitoramento Covid-19, implantada há um mês em Jundiaí, ajudou a salvar a vida de José Donizete da Silva, de 64 anos. Diabético e com o diagnóstico da doença, foi graças a um telefonema dos atendentes, que notaram alterações nos sintomas, que ele e a irmã, de 60 anos, foram internados e agora se recuperam em sua casa, no bairro Traviú.
Histórias como esta fazem parte da rotina da equipe, que realiza mais de 500 ligações diárias para pacientes, familiares e pessoas que convivem na mesma casa ou no trabalho da pessoa infectada. Há ainda atendimento aos usuários que aguardam o resultados dos testes, realizados nas unidades de saúde. Atualmente, 1.129 pacientes são acompanhados pela Central, que desde o início já monitorou 4.870 pessoas que contraíram a doença ou estavam com suspeita.
Com os dados obtidos, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, acompanha em tempo real o cenário da doença na cidade e age pontualmente em cada bairro, a partir dos dados de geolocalização colhidos nos atendimentos diários.
A partir da obtenção dos dados, inicia-se o trabalho integrado do departamento de saúde, que avalia a situação epidemiológica e pode intensificar as orientações. “A partir do registro feito nas ligações conseguimos mensurar a incidência em diferentes regiões da cidade. Caso tenha um aumento de casos em determinado bairro, acionamos a vigilância em saúde”, afirma Raphael Cruz Seabra Prudente, coordenador da Central de Monitoramento Covid-19.
Para Maria Neide Rita da Silva, esposa de Donizete que também contraiu o vírus na mesma época, seguir as orientações da equipe fizeram diferença na recuperação de toda a família. “O monitoramento ainda acontece todos os dias e graças a ele que minha família está saudável”, garante.
Acompanhamento
Desde o primeiro contato com a Unidade Sentinela ou Pronto-Atendimento, as informações do paciente são enviadas à central. O acompanhamento acontece durante todo o período determinado pelo médico, no atendimento nos equipamentos de saúde municipais.
Como a central funciona de maneira ativa, ou seja, apenas realiza ligações, caso a população tenha alguma dúvida ou precise de orientação, pode entrar em contato com o Disque 156 Coronavírus, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.