No último dia 26 de outubro Jundiaí recebeu a etapa regional do Torneio Brasileiro de Robótica (TBR). Os alunos do Colégio Divino Salvador participaram com quatro equipes, sendo que a estreante no campeonato na categoria Middle 1, a Ecoland’s Robotic, consagrou-se campeã na categoria.
A Ecoland’s Robotic apresentou a Eco Boulevard Sustentável, com práticas de sustentabilidade voltadas para pequenas empresas e concentradas num único local. O foco principal está na água utilizada no lavacar, que pode ser reutilizada no próprio complexo. O Projeto também conta com um salão de beleza e um coffee station com práticas sustentáveis.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Cintia Pedrisa, explica que os projetos foram pensados de acordo com a proposta do tema das categorias. “Toda pesquisa e desenvolvimento envolveram o reuso da água. Para a categoria Middle 1 o foco era utilização em empresas, já para a Middle 2 o direcionamento estava para os animais”.
Cintia ressalta que também representaram o Colégio Divino Salvador três equipes na categoria Middle 2: Ecotech.com, Wigiworks e X-Bots. As duas primeiras se classificaram para a etapa nacional.
A Ecotech.com apresentou o projeto Aquaponia, uma horta beneficiada pelo reuso da água de aquário. O sistema também foi adaptado com placas fotovoltaicas e o benefício é o custo baixo. As pessoas podem ter uma pequena agricultura na própria casa e assim se beneficiar de verduras sem agrotóxicos.
O Projeto de um bebedouro inteligente para gado de corte e leite da Wigiworks foi idealizado com um sensor de presença, que indica que o boi se aproximou do local. Nesse momento é liberada a água, que já foi captada, filtrada e deslocada para o cocho.
“Mais uma vez estamos orgulhosos de todas as equipes, que nos representaram de forma espetacular e, principalmente, só reforça a importância e atual necessidade de incluir novas tecnologias, robótica e empreendedorismo na grade curricular, projetos que o Colégio Divino Salvador tem se empenhado em proporcionar aos alunos”, completa Cintia. Ela ressalta ainda o projeto da Equipe X-Bots que, embora não tenha sido classificado para a etapa nacional, apresentou um Bebedouro Inteligente para Pets, com programação para controle de água, através do sensor de presença. Quando o animal se aproxima, a água filtrada é liberada e, depois, recolhida para passar novamente pelo processo de filtragem.