Já ouviu falar em pote da calma? O calming jar (em inglês) é inspirado na abordagem Montessori, e utilizado para acalmar crianças depois de situações estressantes, como brigas e choros. O efeito terapêutico está relacionado com o movimento do glitter dentro do pote – dessa forma as atenções da criança voltam-se para o frasco e todo o resto é deixado para segundo plano. Uma ótima ideia para quem vai viajar agora no feriado com os filhos, e não sabe como acalmá-los durante a viagem!
A confecção do calming jar é supersimples e pode ser feito com diversos materiais e cores. Use a imaginação! Veja o passo a passo preparado pelo Elo7 do pote da calma montessoriano.
Você vai precisar de:
- 1 pote plástico transparente com tampa (pode ser também uma garrafinha PET pequena, só evite vidro – já que será manipulado por crianças)
- 2 colheres de sopa de cola com glitter
- 2 colheres de sopa de glitter colorido
- 2 gotas de corante alimentício
- Água quente
- Cola instantânea para vedar o pote
Preparo
- No recipiente plástico transparente, coloque a cola com glitter (da cor de sua preferência).
- Coloque um pouquinho de água quente.
- Feche bem o pote e agite-o a fim de diluir a cola na água. Atenção: não utilize água fervente para evitar danos ao pote de plástico.
- Assim que a cola diluir na água, coloque o glitter colorido…
- As gotinhas de corante alimentício e complete com mais água.
- Não deixe o pote completamente cheio de água para que tenha espaço para agitação do frasco.
- Prontinho! Assim que estiver bem fechado (a tampa pode ser vedada com cola permanente antes de rosquear) e completamente frio, o pote da calma estará pronto para ser entregue ao seu filho.
Outras opções para incluir no pote da calma são bolinhas coloridas, miçangas, glitter em formato de estrelinhas, mini flores etc. Lembre-se de sempre supervisionar o pequeno ao brincar com o pote!