O período de volta às aulas traz um novo universo para os pequenos, uma nova rotina repleta de aprendizados, novos amigos e inúmeras descobertas. Para muitas crianças, o processo de retorno escolar é tratado com muita empolgação. Algumas outras, depois de aproveitarem o período de férias, com horários e atividades mais flexíveis, o retorno ao ambiente escolar pode ser uma grande dificuldade. Para as que estão começando sua jornada escolar ou iniciando em um novo ambiente, a adaptação pode ser um grande desafio.
De acordo com a psicóloga Nathalia Heringer, especialista em Neuropsicologia e em Terapia Cognitivo Comportamental, o apego aos pais é um dos fatores mais desafiadores: “É Importante notar que algumas crianças podem enfrentar uma adaptação mais difícil, podendo apresentar ansiedade, o que pode causar desconforto e impacto para a criança”, explicou sobre os principais desafios no período de adaptação.
Além disso, há desafios específicos para crianças com transtornos do desenvolvimento. A psicóloga Ariádny Abbud, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental com Crianças e Adolescentes, esclarece: “Essas crianças terão mais dificuldades para se adaptar na escola pois necessitam de mais suporte, e apresentam déficits em habilidades básicas — como na comunicação e na regulação emocional. Nestes casos, é importante que os pais busquem por uma equipe multidisciplinar com estratégias para suporte à criança e à escola durante o período de adaptação, com a criação de plano de ação”.
Para lidar com os desafios típicos que surgem durante a adaptação escolar, as psicólogas especialistas oferecem dicas essenciais para tornar esse processo mais tranquilo. Veja a seguir:
Comunicação positiva
É fundamental que os pais demonstrarem entusiasmo com o retorno escolar. Exaltando a convivência com crianças da mesma faixa etária, como é legal estar com os amigos e as delícias de uma jornada de aprendizado. A comunicação positiva contribui para a construção de uma visão positiva da criança sobre o novo ciclo.
Passe segurança
Como apontado anteriormente, a ausência dos pais é um dos principais desafios comuns no início da rotina escolar. Por isso, os pais devem passar segurança, se colocando disponíveis durante o período de adaptação, para que a criança se sinta amparada caso precise.
Evite promessas
Como um pilar da segurança, é essencial que os pais não façam promessas que não irão cumprir. Os pais devem manter a sua palavra. Se a presença foi prometida, esteja lá. Se prometeu um curto período na escola, cumpra. Criar expectativas irreais pode afetar a criança emocionalmente, além de criar frustrações e decepções.
Forneça previsibilidade
Crianças têm dificuldade em entender o futuro, mesmo que seja apenas agenda do dia ou da semana. Isso acontece porque o cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento, e uma parte importante, chamada de “córtex do futuro”, ainda não está totalmente formada. Essa área é responsável por lembranças de eventos futuros, planejamentos, avaliação de consequências e direcionamento de metas futuras. Quando os pais fornecem previsibilidade sobre como será o dia da criança, indicando que ela irá à escola e que, ao final do dia, será encontrada pelo pai, contribui para tornar o tempo mais palpável e compreensível. Essa abordagem auxilia na autorregulação do comportamento e emoções da criança.
Crie rotina
O período de férias, com flexibilidade de horários para dormir e acordar, tornam as atividades do dia mais livres e sem grandes responsabilidades. Para apoiar na adaptação escolar das crianças é importante retornar e manter uma rotina. Estabelecer horários para dormir, respeitando a necessidade da criança, para acordar, expô-la à luz solar e diminuir o tempo de tela, são pequenos hábitos que colaboram para o aprendizado e saúde mental da criança durante o período escolar.
As estratégias são aplicáveis a todos os pais. No caso de crianças que enfrentam desafios no desenvolvimento infantil, é essencial fortalecer o apoio, incorporando recursos adicionais, como uma rotina visual, histórias sociais e uma introdução gradual à escola. A colaboração entre a família, a equipe multidisciplinar e a escola desempenha um papel fundamental para garantir que a criança tenha uma adaptação e inclusão bem-sucedidas.