O Dia do Soldado é uma das datas mais importantes do calendário do Exército Brasileiro e homenageia o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, em 25 de agosto de 1803, o Duque de Caxias, patrono do Exército. Inspirados na figura do Marechal, no dia 25 de agosto, soldados, homens e mulheres, do Exército Brasileiro comemoram a data por todo o País.
Até o 24 de agosto, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Barão de Jundiahy realiza, no Maxi Shopping, uma mostra dedicada ao Dia do Soldado, que acontece das 10h às 22h, no Piso 1, próximo à Entrada do Sol, com a exposição de material militar.
A Exposição, composta por demonstração de material militar, tem por finalidade apresentar, de forma interativa, às crianças e adultos, os equipamentos utilizados pela tropa em operação. Os visitantes, por exemplo, terão a oportunidade de provar o capacete, a mochila, o colete tático, a cama de campanha, etc., além de poder tirar fotos usando esses equipamentos.
Na ocasião, também ocorre a divulgação do Volta à Caserna. Em sua 24ª edição, o evento acontecerá no dia 26 de agosto, na sede do 12º GAC. A programação inclui exposições militares de viaturas e equipamentos, além de visita às instalações, formatura de soldados e desfile dos reservistas.
História do 12º GAC – O 12º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado no sopé da Serra do Japi, em Jundiaí – SP, às margens da Rodovia Anhanguera é subordinado à 2ª DE e possui como material orgânico o obuseiro de 155mm M114, armamento de maior calibre do Comando Militar do Sudeste. Suas origens remontam a 15 de dezembro de 1919 quando, através do Decreto nº 13916 foi criado o 2º Grupo de Artilharia de Montanha, integrando a 2ª Divisão do Exército, no nº 11 do então Largo do Rosário. De sua criação até 1921, o aquartelamento ficou sem efetivos de oficiais e praças, o que foi resolvido pelo Decreto nº15736, de 18 de outubro de 1922, quando foi organizado o efetivo do Grupo, razão pela qual esta data foi escolhida para a comemoração de seu aniversário. Em 1932, passou a ser denominado 2º Grupo de Artilharia de Dorso, sendo transformado no 2º Grupo de Obuses 155, em 15 de maio de 1946. Em 23 de março de 1950, passou a ocupar suas atuais instalações e, finalmente, em 1973, passou a ser denominado 12º Grupo de Artilharia de Campanha, nome que permanece até os dias de hoje.