Um estudo realizado pelo grupo Brincar Livre, em parceria com o coletivo Território do Brincar e com a professora Soraia Chung Saura, comprovou que a brincadeira pode incentivar a cultura humana, além de servir de base para o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados mostraram que o brincar de forma espontânea pode promover melhorias no desenvolvimento intelectual, social, físico, motor e até psicológico, abarcando todas as finalidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
Julianne Pesciotto, diretora pedagógica do Colégio Ápice, em Jundiaí, explica que é por meio da brincadeira que os pequenos podem vivenciar situações cotidianas de forma criativa, voluntária e consciente, assim desenvolvendo habilidades que vão da relação interpessoal até aspectos físicos e cognitivos, sem esquecer da inteligência emocional. “À medida que brincam, vão aprimorando as potencialidades, adquirindo estabilidade e autoconfiança”, explica. “E neste momento do lúdico, os professores entram como mediadores, propondo situações que estimulem os alunos a conviver, explorar e se expressar”, completa.
Neste sentido, ao priorizar a interação e a brincadeira durante a primeira infância se dá autonomia e protagonismo aos pequenos. “As escolas precisam sim passar o conteúdo esperado para cada idade, mas podem e devem incluir momentos lúdicos, atividades e brincadeiras que estimulem a criatividade”, pontua Julianne.
Para a diretora pedagógica do Colégio Ápice, as metodologias ativas, que procuram centralizar o aluno na sua aprendizagem, devem ser utilizadas na educação infantil para permitir um desenvolvimento mais saudável e pleno. “E o brincar possibilita isso. Ele é tão importante na infância que é, inclusive, um direito garantido por lei e defendido pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, analisa.
Todavia, seja na forma de responsáveis, pais ou educadores, cabe aos adultos defender o livre brincar e estimular a criatividade infantil, oferecendo presença, disponibilidade e ambientes apropriados para que os pequenos possam brincar e se expressar à sua maneira.