A comunidade escolar da Escola Cristã de Jundiaí recebe na sexta-feira (8), a partir das 14h, a equipe do instituto norte-americano Franklin Covey Education, que estará em passagem pelo Brasil visitando as unidades filiadas aos seus programas de liderança.
Na oportunidade, Ana Paula Hoch Pernambuco, mãe de dois alunos da
entidade, representará o Farol de Pais e a mãe do aluno Yuri, Melissa
Alachev, explicará aos representantes como as famílias e a escola estão
aplicando os conhecimentos obtidos por meio do programa. “Já as alunas
Júlia Beatriz Setaro Tenório e Rafaela Garcia Massagardi – representantes
da Equipe Farol Mirim, relatarão aos representantes como a Escola Cristã
incentiva a liderança em seu dia a dia através da voz ativa para formação
da cultura de se tornar um líder.
Como parte do projeto, a Maestrina Jéssica Augusto Vieira e a pianista
Sofia Prado conduzirão o Coral formado por 17 vozes, em uma canção
composta pela própria equipe escolar e alunos.
O Projeto Líder em Mim (LEM) já é aplicado na escola há cinco anos e é
fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, sendo um eficaz
processo de mudança comportamental para alunos e educadores. No
Brasil, o programa foi lançado em 2013 e já está em mais de 120 escolas
em 11 estados.
De acordo com a diretora da Escola Cristã de Jundiai, Rosangela Jayme
Umbelino, o projeto Líder em Mim agrega as transformações
comportamentais tanto nos professores como em toda organização da
escola, Inspirando alunos a protagonizar suas escolhas e fazer a diferença
na comunidade em que fazem parte. “Os pais identificam essa
transformação nas atitudes, comportamento e práticas diárias em quatro
dimensões: física, intelectual, emocional e espiritual”, conta.
O processo LEM teve início com as turmas do Ensino Fundamental I e,
pouco tempo depois, a escola optou pela ampliação do projeto para todos
os segmentos do Infantil ao Ensino Fundamental 2.
O que é O Líder em Mim?
Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo
impacto em toda escola, “O Líder em Mim” é um eficaz processo de
mudança comportamental para alunos e educadores. Trata-se de um
programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento
para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais
para o sucesso na escola e na vida.
Promove também a estruturação do currículo socioemocional da escola,
que trabalha com o comportamento do aluno diante de diferentes
situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e
confiante. Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos
aumentam seu desempenho nos conteúdos cognitivos.
Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento dessas competências
cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem estar ao longo de toda a vida.
A simbologia da árvore, ícone mais forte do programa, traz cada um dos 7
hábitos e sua correlação com as competências destacadas pela base
curricular.