Sabe que quando a gente passa pelo processo de aborto e recebe a notícia de que você, tão querida, está grávida, a mistura de sensações faz a gente ficar até tonta.
A gente nunca espera que pessoas queridas passem pelo que passamos, mas ao mesmo tempo, elas estão tão felizes que talvez nunca vão entender o que vivemos neste momento – aliás, elas não merecem! É o que acontece agora.
Não desejo para ninguém a tristeza ou a dor de perder um bebê. Mas é a minha fase e no momento é bastante difícil não misturar sua gravidez com a minha perda. Porque eu tinha sonhos, eu tinha planos e, principalmente, eu tinha amor! E era para passarmos juntas por esse processo tão lindo.
Mas hoje eu tenho dor, muita. E, entenda, isso não apaga a alegria que eu tenho pelo seu momento. Só é muito difícil falar sobre gravidez, espera, ansiedades. É duro saber que você enjoa, comprou roupinhas ou já pensa no quartinho. É doloroso porque, pense bem, não tem como não relacionar com o meu momento. Há poucos dias era eu fazendo esses mesmos planos que foram interrompidos bruscamente.
Apenas compreenda que o luto está latente em mim. Eu choro escondida todos os dias, porque as pessoas não vão entender essa minha dor e, muito menos, o meu tempo. Muitas vezes meus sorrisos disfarçam a tristeza do meu ventre agora vazio. Apenas entenda.
Aliás, falar com você neste seu momento e neste meu momento também pode ser difícil para você. São fases diferentes e opostas e nenhuma das duas pode apagar o que a outra sente. Aliás, não devem.
Eu tenho certeza que o tempo vai ajudar e essa aproximação vai, aos poucos e com respeito, acontecer. Só acredite, se eu não quiser saber sobre sua gravidez, é por amor! Amor a você, ao seu bebê. Amor por mim e ao meu anjinho.
É meu tempo. Eu só estou juntando forças para superar isso. Mas aqui, no cantinho do meu coração, estou rezando e feliz por vocês!
Com amor,
mãe em luto