O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou na quarta-feira (17), o nome dos dez vencedores da edição deste ano. Entre os escolhidos está a professora de Jundiaí (SP), Arabelle Calciolari, docente da EMEB Maria Angélica Lorençon. A educadora ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano.
Arabelle conquistou os Selecionadores com o projeto de Língua Estrangeira, Os Beatles – seu tempo e sua história, trabalhado com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A professora colocou em prática a visão de aprendizagem do idioma estrangeiro que prioriza a exposição dos alunos à língua autêntica e viva. Ela modulou as etapas de sua sequência didática sobre os Beatles de acordo com a curiosidade dos alunos, aguçada pelos materiais levados para a sala aula.
Arabelle apresentou oito canções da célebre banda inglesa, cada uma por meio de um exercício de listening diferente, variando as estratégias. Em seguida, as letras não foram traduzidas, aconteceram conversas sobre o que as crianças entenderam, construindo a compreensão de maneira coletiva. A história de cada composição, informações sobre o contexto das décadas de 1960 e 1970 e o engajamento político que a banda adotou foram acrescentadas pela docente e, assim, a turma entrou em contato com questões como a segregação racial e a guerra do Vietnã.
Além de Arabelle, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores. A Academia é formada por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Os vencedores são dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física à Matemática.
Confira a lista completa dos selecionados em:
https://premioeducadornota10.org/
Para saber mais sobre os projetos visite também:
https://www.facebook.com/premioeducadornota10/