Neste sábado, dia 10, a equipe de voluntariado do Hospital Universitário (HU) dá início a um novo projeto chamado “Cãoterapia”, que envolve terapia e humanização. Desta vez, as crianças internadas na ala pediátrica do hospital irão receber a visita do cão Apollo, um Golden Retriever, de 7 anos.
Durante a visita, que ocorrerá na área externa da brinquedoteca do hospital, as crianças internadas poderão dar comandos para que Apollo sente e de a pata, jogar bolinhas e outros objetos para que o animal pegue, fazer carinho e outras atividades. “As crianças ficam bem tranquilas, o contato do cão com as crianças quebra a rotina hospitalar e faz com que esqueçam um pouco do estresse resultante dos tratamentos pelos quais estão passando”, conta a responsável pelo Apollo, Larissa Hoffmann Antunes, que também desenvolve o projeto em outras instituições de Jundiaí.
A iniciativa deve ser realizada quinzenalmente, sempre aos sábados. Para que Apollo pudesse visitar o HU como voluntário, foram tomados alguns cuidados. A responsável apresentou a carteirinha de vacinação, atestado do veterinário declarando que o animal está em perfeitas condições de saúde e pedigree. O projeto passou pela aprovação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e pela coordenação pediátrica.