Anualmente, no mês de outubro, a Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza a Semana do Corpo Humano. Neste ano o evento acontecerá entre os dias 15 e 19 de outubro com o tema “Sistema Sensorial”. As escolas podem participar mediante agendamento pelo formulário: https://turma50fmj.wixsite.com/semanadocorpohumano, telefone/ whatsapp (11) 98868-0624 ou via e-mail: logistica.fmj2018@gmail.com
A exposição integra elementos microscópicos, macroscópicos, brincadeiras educativas e explicações interativas, com o objetivo de fazer do ensinamento algo interessante, levando conhecimento para todo o público.
Os visitantes poderão entrar no macromodelo do corpo humano e passar por uma experiência utilizando os 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Os órgãos apresentados serão apresentados por meio de peças anatômicas reais no Museu de Anatomia, permitindo que todas as experiências e abordagem microscópica se tornem mais próximas da realidade do aluno.
“Além disso, a fim de tornar o aprendizado mais lúdico faremos gincanas, acompanhada de uma palestra com o tema “A vida sem os sentidos”, a fim de sensibilizar o visitante sobre as dificuldades de quem vive sem uma das sensações do mundo exterior”, acrescenta a estudante Bianca Gianella, uma das responsáveis pela Semana.
A visita dura em média duas horas e meia. A exposição acontece no prédio sede da FMJ (Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens- Jundiaí-SP). A entrada é gratuita para os alunos das escolas públicas e para alunos da rede particular, para estudantes em geral, professores, idosos, portadores de necessidades especiais o valor é de R$10,00. Visitas à parte custam R$15,00.
Projeto e Objetivo
O projeto surgiu a partir da iniciativa do professor de Anatomia, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho, há 9 anos e tem como objetivo promover a integração social e incentivar a humanização da prática médica nos alunos do primeiro ano, com apoio dos professores da instituição.
“Este evento visa proporcionar aos estudantes um aprendizado prático, muitas vezes pouco explorado nas escolas, por falta de recursos. Assim, as disciplinas do ciclo básico por meio deste projeto, buscam estimular e despertar a curiosidade dos alunos em relação à prática da ciência”, comenta Carvalho.