Plataforma para mães empreendedoras já impactou mais de 3 mil pessoas

A maternidade proporciona inúmeros e inquestionáveis motivos para comemorar, mas com ela vem também alguns dados preocupantes em relação ao mercado de trabalho. Segundo recente pesquisa da FGV, cerca de 50% das mães são demitidas após a licença maternidade.

Porém, junto com um filho, nasce uma força e uma resiliência muito grande. As mulheres não estão dispostas a serem vítimas de um mercado de trabalho que não as valoriza e vê um filho como um impeditivo para a produtividade. A prova disso é que no Brasil existem 8 milhões de mulheres empreendedoras e, segundo a Rede Mulher Empreendedora, cerca de 70% delas abriram um novo negócio motivadas pela maternidade. “Ou seja, são 5 milhões de mães que buscam o equilíbrio entre maternidade e carreira, criam carreiras fora de padrão e incentivam uma mudança cultural”, comenta Lia Castro, idealizadora do Grupo M.Ã.E.

O Grupo M.Ã.E incentiva, estimula, dá visibilidade e relacionamento para mães empreendedoras através de conteúdo online através de uma Plataforma Digital, eventos, divulgação e grupos fechados, onde acontecem parcerias, trocas de experiências e vendas. “Muitas mulheres se associam ao Grupo M.Ã.E no meio do furacão. Quando foram demitidas após uma licença maternidade ou quando elas mesmas optam por estarem mais presentes no desenvolvimento dos filhos e por isso resolvem empreender. Essas mães precisam de suporte! Elas não estão sozinhas e nós – e todas as outras associadas – estamos aqui pra ajudar”, conta.

O Grupo foi lançado há 8 meses e o crescimento acelerado mostra a busca das mães empreendedoras em criarem networking e se capacitarem. “Começamos com um plano de negócios regional, mas muito rapidamente crescemos. Hoje temos associadas em 10 estados brasileiros e em 2 países. O que mostra que essas mães estavam por aí, sem um norte, solitárias, como muitas de nós nos sentimos quando um filho nasce e quando resolvemos empreender após a maternidade”.

O Grupo já impactou mais de 3 mil mães presencialmente e conta com 40 mil seguidores nas redes sociais! Os eventos presenciais são disputados e sempre levam influenciadores, especialistas ou troca de experiências. “Costumamos falar que o Grupo é colaborativo. Levamos o conteúdo ou o profissional que esteja sendo mais pedido ou comentado nos grupos fechados das associadas. Nosso público é engajado, fiel, com sede de conhecimento e muito bom em criar laços. O que prova que as mães empreendedoras sabem muito bem o que querem”, comenta Lia.

Mas, no fim das contas, qual é a diferença entre empreendedorismo e empreendedorismo materno?

Lia explica que “o empreendedor comum cria um negócio com o objetivo único de lucrar, de fazer a empresa ser escalável, de performar, mesmo que pra isso trabalhe mais de 12 horas por dia, que deixe de lado sua vida pessoal ou familiar, para que o negócio prospere. A empreendedora materna cria um negócio em função da maternidade, ou seja, com o objetivo de estar mais presente na vida dos filhos, de não abrir mão da presença na família ou para ter mais flexibilidade de tempo. O negócio tem que se adequar à vida familiar e não o inverso. A maioria cria negócios para que consiga ser a mãe que sempre sonhou. São negócios lucrativos e que garantem um retorno e estabilidade financeira, mas sempre andando junto, em equilíbrio, com a vida familiar”.

A Plataforma Digital, lançada recentemente pelo Grupo M.Ã.E, é a primeira Plataforma de conteúdo específico para mães empreendedoras, que também será uma rede social para as associadas interagirem e divulgarem seus negócios.

 

PRÓXIMOS EVENTOS (Eventos gratuitos. Associadas do Grupo tem prioridade nas vagas):

 

07/07 – Rodada de Negócios e Relacionamento – JUNDIAÍ

Horário: 10h

Local: Tantum Colab – Loja Colaborativa

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *