Quantas cadeirinhas serão necessárias durante a primeira infância?

Quem tem filhos e automóvel sabe que o uso da cadeirinha para o transporte dos pequenos é imprescindível. Além de ser uma exigência legal, o item garante o conforto e, sobretudo, a segurança da criança durante os trajetos.

Mas, conforme o bebê vai crescendo, o produto pode ficar obsoleto e ineficaz. Nesse cenário, você sabe quais e quantas cadeirinhas infantis serão necessárias para transportar o seu filho com segurança durante toda a primeira infância? Tem ideia de como escolher o produto mais adequado para cada faixa etária ou peso, por exemplo?

O primeiro passo é entender que as cadeirinhas encontradas no mercado são fracionadas em categorias, intituladas “grupos de massa”. Cada grupo indica para qual público a cadeirinha se destina. Segundo Reynaldo Silva, gerente de Vendas de uma tradicional fabricante e importadora do setor de puericultura pesada nacional, os grupos de massa são identificados por números, de 0 a 3.

A priori, o ideal é que as crianças sejam transportadas no bebê conforto (ou dispositivo de retenção). Este produto está enquadrado na classificação 0+, suporta uma criança de até 13kg e dispõe de um encaixe ideal para os recém-nascidos. “Nunca se deve carregar qualquer bebê fora do dispositivo, ainda mais deste porte. Eles são extremamente delicados e, com o uso do item, os riscos de acidentes são bastante minimizados”, afirma.

http://www.kiddo.com.br/img/low/403N_H_CA_1.jpg

Dispositivo de retenção Casulo II

 

Com o passar do tempo, é preciso procurar modelos que suportam até 25 kg e estão enquadrados dentro dos grupos 0+,1 e 2. Neste período, o bebê já se desenvolveu bastante e a reclinação é um detalhe que fará toda a diferença na qualidade do sono e do transporte do pequeno. Além disso, neste novo formato são encontradas outras funcionalidades, como cinto de segurança de cinco pontos e apoio superior de cabeça. “A partir desta fase eles tendem a não querer usar a cadeirinha, mas persista. Procure modelos estofados e com atributos que o farão ter um bom passeio, sem incômodos”, enfatiza Silva.

http://www.kiddo.com.br/img/low/566_PV_1.jpg

Dispositivo de retenção Max Plus

 

Para crianças que se encontram na faixa de 9 a 36 kg é possível encontrar modelos perfeitos nos grupos de massa 1, 2 e 3. Nesta fase, que é reta final do uso das cadeirinhas, é importante que a criança se sinta o mais confortável possível. “Normalmente estes produtos apresentam braços laterais de apoio e assento elevatório”, comenta. “Trata-se de um momento de transição, logo o seu filho estará totalmente adaptado ao carro e, ao mais importante, ao uso do cinto de segurança”, destaca o gerente de Vendas.

http://www.kiddo.com.br/img/low/533_CA_1.jpg

Dispositivo de retenção Panda

 

 

Agora, para os pais que ainda permanecem em dúvida, já existem modelos no mercado que comportam crianças de 0 até 36 kg, ou seja, os grupos 0+, 1, 2 e 3 estão contemplados no mesmo produto. Portanto, não tem como errar na escolha! “A alternativa, recém-lançada, tem um custo-benefício excelente, pois o produto acompanha o crescimento da criança até a passagem para o banco traseiro”, finaliza Silva.

http://www.kiddo.com.br/img/low/568_PV_1.jpg

Dispositivo de retenção Stretch

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *